Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorMedeiros, Sara Filipa Loureiro-
dc.date.accessioned2019-07-29T08:54:07Z-
dc.date.available2019-07-29T08:54:07Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2795-
dc.description.abstractO envolvimento ativo de todos os alunos nos seus processos de aprendizagem, permitindo a todos aprenderem de forma eficaz, divertida e personalizada nunca deve ser esquecido por qualquer profissional de educação. Os diferentes ritmos de aprendizagem e de trabalho que coexistem nas salas de aula exigem a organização de propostas pedagógicas que respeitem esses ritmos e a seleção metodologias e estratégias de ensino que auxiliem e cativem todos os alunos para a aprendizagem: nesta perspetiva, a diferenciação pedagógica parece-nos um recurso valioso à disposição do docente. O presente relatório de estágio - resultado final do percurso investigativo realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019 do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - reflete precisamente uma experiência de ensino sustentada na elaboração de propostas pedagógicas ajustadas à diversidade de alunos que compunham os grupos-turmas em que foram implementadas. Com esta pesquisa, em que se aprofundou conhecimento sobre modelos e práticas de diferenciação pedagógica, pretendeu-se identificar potencialidades e constrangimentos emergentes da utilização de práticas de diferenciação pedagógica na exploração da Matemática, tanto em contexto pré-escolar e como no de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao nível empírico realizou-se um estudo de natureza qualitativa, a partir da intervenção educativa concebida e realizada pela autora numa sala mista de uma instituição da educação pré-escolar e com uma turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho desenvolvido ao longo desta investigação permitiu compreender importância e modos de aplicação de diferenciação pedagógica na Matemática, tanto em contexto pré-escolar como no 1.º ano do Ensino Básico, assim como identificar potencialidades e obstáculos emergentes da sua aplicação, reforçando a adequação desta estratégia em ambas as valências, dado permitir respeitar ritmos de desenvolvimento, possibilitar a participação de todos e favorecer a superação de dificuldades individuais.pt_PT
dc.description.abstractThe active involvement of all students in their learning processes, allowing everyone to learn effectively, fun and personalized should never be forgotten by any education professional. The different learning and work rhythms that coexist in classrooms require the organization of pedagogical proposals that respect those rhythms and the selection of methodologies and teaching strategies that help and captivate all students for learning: in this perspective, pedagogical differentiation seems us a valuable resource. This master report - the final result of the research path carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice curricular units in the 2017/2018 and 2018/2019 academic years of the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Primary Education of Higher School of Education of Paula Frassinetti - reflects precisely a teaching experience sustained in the elaboration of pedagogical proposals adjusted to the diversity of students that made up the groups in which they were implemented. With this research, which deepened knowledge about models and practices of pedagogical differentiation, it was intended to identify potentialities and constraints emerging from the use of practices of pedagogical differentiation in the exploration of Mathematics, both in pre-school context as in the 1st cycle of Primary Education. At the empirical level, a qualitative study was carried out, based on the educational intervention conceived and developed by the author in an institution of pre-school education and with a group of the 1st class of the 1st cycle of Primary Education. The results of this research allowed us to understand the importance and ways of applying pedagogical differentiation in mathematics in both contexts, as well as to identify potentialities and obstacles emerging from its application, reinforcing the adequacy of this strategy as it allows to respect development rhythms, enable the participation of all and favor the overcoming of individual difficulties Pedagogical differentiation, Mathematics, Supervised Teaching Practice, Preschool Education, Primary School Educationpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadopt_PT
dc.titlePráticas de diferenciação pedagógica em Matemática no contexto pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202267733pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio Sara Medeiros.pdf4.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.