Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2799
Title: A Relação Envolvimento Parental – Sucesso Escolar da Criança
Authors: Bastos, Tânia Santos
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Envolvimento parental
Sucesso escolar
Issue Date: 24-Jul-2019
Abstract: O estudo apresentado foi desenvolvido no âmbito dos estágios profissionalizantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O sucesso educativo das crianças está fortemente relacionado com a forma como a escola e a família se percecionam e relacionam, e a vida da escola e das famílias será francamente melhorada e facilitada se houver uma atitude de comunicação e participação dos vários atores, onde os alunos possam ter voz e ser implicados ativamente. Esta investigação foi desenvolvida com vista a percebermos a relação que existe entre o envolvimento parental e sucesso escolar, em dois contextos distintos, num jardim de infância e numa escola pública do 1º CEB, situados no Porto, tendo os seguintes objetivos orientadores da pesquisa: identificar estratégias de envolvimento parental com impacto no sucesso escolar e identificar as vantagens de práticas de envolvimento parental percecionadas pelos encarregados de educação e educador de infância e professor do 1º CEB. O processo investigativo foi-se construindo através de uma metodologia mista e, neste sentido, utilizamos técnicas e instrumentos com o intuito de proceder à recolha de dados, tais como, inquéritos por questionário aos pais, entrevistas aos profissionais de educação e análise documental. Os dados obtidos nos dois contextos evidenciaram a importância de uma cultura de comunicação entre famílias e profissionais de educação, bem como, um impacto positivo do envolvimento das famílias no processo de aprendizagem das crianças. No 1º CEB as crianças que foram mais acompanhadas pelos encarregados de educação, mostraram-se mais motivadas e envolvidas, revelando mais sucesso escolar, enquanto que, no Jardim de Infância, adquiriram várias competências que permitiram o seu desenvolvimento a nível global.
The present study was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Superior School of Education of Paula Frassinetti. The educational success of children is strongly related to how the school and the family are perceived and related, and the life of the school and the families will be greatly improved and facilitated if there is an attitude of communication and participation of the various actors, where the students they can have voice and be actively involved. This research was developed to understand the relationship between parental involvement and school success in two different contexts, in a kindergarten and public school of the 1st CEB, located in Porto, with the following guiding objectives: to identify parental involvement strategies with an impact on school success, and to identify the advantages of parental involvement practices perceived by parents, caretakers and teachers of the 1st CEB. The investigative process was built through a mixed methodology and we used techniques and instruments to collect data, such as questionnaire surveys to parents, interviews with education professionals, documentary analysis and observation participant. The results obtained in the two contexts highlighted the importance of a culture of communication between families and educational professionals, as well as a positive impact of the involvement of families in the process of learning of children. In the 1st CEB the children who were more accompanied by the parents were more motivated and involved, revealing more school success, while in kindergarten they acquired several skills that allowed their development at a global level. Keywords: School; Family; Parental involvement; School Success
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2799
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO_ESTÁGIO_TANIA BASTOS.pdf2.61 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.