Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2817
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dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.date.accessioned2019-10-22T10:35:38Z-
dc.date.available2019-10-22T10:35:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGonçalves, D.& Nogueira, I. C. (2019). (auto)Regulação educativa, como meio de formação reflexiva na formação de professores. In Atas do II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos, (pp.479-485). Porto: FPCEUP/CIIE. Disponível em https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_Ebook_CAFTe2019_IISeminariovf.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-345-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2817-
dc.description.abstractDe entre muitas ideias plasmadas na literatura, podemos inferir a validade da supervisão enquanto processo de desenvolvimento profissional associado ao desenvolvimento humano e de apoio à formação, com um caráter sistemático e sistémico e de monitorização da prática com referência aos meios que a suportam como processo (reflexão-experimentação-reflexão); deste modo, pretende apoiar a aprendizagem profissional contínua que envolve pessoas, saberes, funções e realizações, com a consciência de que este processo não se encerra em si mesmo e se desenvolve através de meios adequados a cada sujeito/contexto, centrada numa conceção democrática que realça a importância da reflexão e aprendizagem colaborativa e horizontal, perspetivando o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a (auto)supervisão e a (auto)aprendizagem e a capacidade de gerar, gerir e partilhar o conhecimento. As competências profissionais e o desenvolvimento docente devem ser consentâneas com as exigências que, cada vez mais, se colocam ao exercício da profissão, no âmbito do atual panorama educativo e das contingências da sociedade contemporânea. É nesta perspetiva que devemos procurar assegurar que os professores se revelem capazes de construir e preconizar diferentes referenciais e instrumentos educativos promotores de aprendizagem. Aceitamos a visão de Korthagen (2010) quando propõe uma abordagem focalizada em problemas e preocupações emergentes dos contextos reais, na reflexão sistemática dos docentes sobre o seu pensamento e a sua ação, a qual deve constituir um processo continuado de consciencialização e reconstrução da prática, implicando, em nosso entender, um saber sólido, uma didática diferenciadora, para além de um aprender a ser e a conviver, implicando, certamente, a (auto)regulação educativa, como meio de formação reflexiva, proporcionando aos docentes uma aprendizagem profissional contínua. A partir de um estudo exploratório de natureza qualitativo, apresentar-se-á o modo como desenvolvemos a indução de novas práticas supervisivas no docente do Ensino Superior, identificando mecanismos facilitadores/constrangedores à implementação de processos de regulação da atividade de ensino entre pares, beneficiando, em nosso entender, o processo de aprendizagem dos alunos (que tornar-se-ão profissionais de educação), bem como nos docentes de outros níveis de ensino como consequência das possibilidades disponibilizadas pela divulgação dos processos de regulação de atividades de ensino entre pares, previamente identificados, validados e sistematizados, e, por tal, potencialmente benéficos para o processo de aprendizagem dos seus alunos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFPCEUP/CIIEpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógica - regulação de práticaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.title(auto)Regulação educativa, como meio de formação reflexiva na formação de professorespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage479pt_PT
degois.publication.lastPage485pt_PT
degois.publication.locationPorto: FPCEUP/CIIEpt_PT
degois.publication.titleII Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticospt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_Ebook_CAFTe2019_IISeminariovf.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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