Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Joana Moutinho-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2019-10-22T10:42:43Z-
dc.date.available2019-10-22T10:42:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMonteiro, J. M. & Gonçalves, D. (2019). (re)Equacionar a relação pedagógica na educação contemporânea. In Atas do II Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos, (pp.530-543). Porto: FPCEUP/CIIE. Disponível em https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_Ebook_CAFTe2019_IISeminariovf.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-345-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2818-
dc.description.abstractA relação pedagógica sempre representou um papel central e imprescindível no processo de ensino-aprendizagem (Perrenoud, 2000; Cardoso, 2013). Não obstante, a relação pedagógica deve ser constantemente alvo de reflexão, por parte dos educadores, porque sem este exercício o alicerce de uma aprendizagem efetiva, sentida e conseguida pode ser abalado (Gonçalves, 2017). No âmbito do da prática de ensino supervisionada, em particular, no estágio numa sala de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico composta por dezassete alunos numa instituição pública na cidade do Porto, foi possível conhecer, de uma forma mais aprofundada esta relação, bem como refletir de forma sustentada sobre esta problemática. A intervenção educativa seguiu os princípios de uma investigação-ação, assente em pressupostos teóricos, subordinados ao mesmo tema, e de um profissional reflexivo que não entende a educação como um conceito estático, mas como algo mutável e que acontece ao longo da vida. Assim, desenvolveu-se um percurso de descoberta, a nível pessoal e profissional, refletindo sempre acerca das premissas para a construção de uma relação pedagógica de excelência (Gonçalves, 2015). Sabendo que o objetivo último da educação visa o desenvolvimento harmonioso da criança, valorizando a sua capacidade crítica, a observação, a opinião de professores e de alunos assumiu o motor de todo este processo que tencionamos divulgar com esta comunicação, a partir de um paradigma interpretativo e descritivo. Através da análise de diversos instrumentos de recolha dos dados de investigação, nomeadamente o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista, a observação participante e o grupo de discussão, os resultados obtidos realçam o que é valorizado pelos docentes e pelos alunos para uma construção efetiva desta relação, tal como é preconizado por Becker (2012). Dos resultados, salientamos a evolução no pensamento dos professores, que se tornam defensores de uma pedagogia mais dinâmica, na qual, o aluno assume um papel ativo neste processo. Por sua vez, os alunos invocam um professor consciente e responsável tanto pelo sucesso como pelo insucesso escolar, destacando ainda o papel afetivo associado ao professor.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFPCEUP/CIIEpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.title(re)Equacionar a relação pedagógica na educação contemporâneapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage530pt_PT
degois.publication.lastPage543pt_PT
degois.publication.locationPorto: FPCEUP/CIIEpt_PT
degois.publication.titleII Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticospt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_Ebook_CAFTe2019_IISeminariovf.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAFTe2019ReEquacionar.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.