Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2835
Título: Sobredotação: propostas para práticas educativas, no domínio da escrita, para alunos do 4º ano
Autor: Oliveira, Mónica Andreia Leite de
Orientador: Serra, Helena
Palavras-chave: Sobredotação
Necessidades educativas
Data: 26-Out-2019
Resumo: A sobredotação é um tema que continua a despertar interesse na sociedade científica, na tentativa de uma maior compreensão das caraterísticas específicas destas crianças e na procura do que será melhor para o seu desenvolvimento harmonioso. Muitos destes jovens passam despercebidos na escola por falta de estruturas de identificação e acompanhamento. Muitos são apenas percebidos como hiperativos, ansiosos, frustrados, desinteressados, indisciplinados, incómodos, em conflito com o próprio ensino que não corresponde às suas expectativas. Sendo assim, estas crianças sofrem igualmente com as dificuldades escolares e são vítima do insucesso escolar, como tantas outras inseridas nas nossas escolas. Sofrem com o modelo escolar que lhes é proposto e com a falta de legislação existente. Elas são diferentes e como tal, necessitam de um atendimento específico e de uma justa e efetiva igualdade de oportunidades. Por isso, a escola deve criar condições para desenvolver as potencialidades das crianças sobredotadas, criar ambientes criativos, desenvolver estímulos, criar recursos e estratégias, dar oportunidades e um atendimento diferenciado em função das suas características e necessidades individuais. Neste estudo visa-se a sensibilização dos professores para a problemática da sobredotação, contribuindo para um maior conhecimento das características e das necessidades das crianças e jovens sobredotados em idade escolar. Pretende-se também com este trabalho dar um contributo para o aumento do conhecimento sobre a temática em causa e, nomeadamente para a procura de propostas educativas mais ajustadas às características e necessidades destas crianças. Palavras-chave: , Necessidades, Medidas Educativas, Atendimento Específico, Estratégias.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2835
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
Aparece nas colecções:Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE Sobredotação.pdf2.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.