Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842| Title: | Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio da DAE |
| Authors: | Carvalho, Vanessa Filipa Rocha |
| Orientador: | Fernandes, Helena Serra |
| Keywords: | Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) - Papel do professor Estratégias inclusivas |
| Issue Date: | 30-Nov-2019 |
| Abstract: | O tema escolhido para esta investigação foca-se nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE). Ao longo da realização desta dissertação, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiam a importância de uma formação na área das Necessidades Especiais para realizarem uma identificação e referenciação do aluno com DAE, bem como a importância do papel do professor na utilização de estratégias inclusivas para um bom desempenho do aluno com DAE. Com base numa metodologia de carácter misto, a quantitativa aliada à qualitativa, após análise das entrevistas e inquéritos realizados no âmbito deste estudo, pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que a maioria docentes não têm formação de base suficiente para identificar e referenciar estes alunos e que por essa razão têm que recorrer a formações específicas. Contudo, conseguem realizar a identificação e referenciação através do trabalho em parceria com outros profissionais, nomeadamente professores de educação especial. Relativamente às estratégias inclusivas todos os docentes as utilizam de uma forma variada. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842 |
| metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial |
| Appears in Collections: | Educação Especial |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| tesefinal_4.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open | |
| VanessaCarvalhoANEXOS_final.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










