Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842
Título: Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio da DAE
Autor: Carvalho, Vanessa Filipa Rocha
Orientador: Fernandes, Helena Serra
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) - Papel do professor
Estratégias inclusivas
Data: 30-Nov-2019
Resumo: O tema escolhido para esta investigação foca-se nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE). Ao longo da realização desta dissertação, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiam a importância de uma formação na área das Necessidades Especiais para realizarem uma identificação e referenciação do aluno com DAE, bem como a importância do papel do professor na utilização de estratégias inclusivas para um bom desempenho do aluno com DAE. Com base numa metodologia de carácter misto, a quantitativa aliada à qualitativa, após análise das entrevistas e inquéritos realizados no âmbito deste estudo, pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que a maioria docentes não têm formação de base suficiente para identificar e referenciar estes alunos e que por essa razão têm que recorrer a formações específicas. Contudo, conseguem realizar a identificação e referenciação através do trabalho em parceria com outros profissionais, nomeadamente professores de educação especial. Relativamente às estratégias inclusivas todos os docentes as utilizam de uma forma variada.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
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