Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842
Title: Visão dos docentes do 1º ciclo sobre a sua preparação no domínio da DAE
Authors: Carvalho, Vanessa Filipa Rocha
Orientador: Fernandes, Helena Serra
Keywords: Dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) - Papel do professor
Estratégias inclusivas
Issue Date: 30-Nov-2019
Abstract: O tema escolhido para esta investigação foca-se nas Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE). Ao longo da realização desta dissertação, e com base nas leituras para o enquadramento teórico, vários autores referiam a importância de uma formação na área das Necessidades Especiais para realizarem uma identificação e referenciação do aluno com DAE, bem como a importância do papel do professor na utilização de estratégias inclusivas para um bom desempenho do aluno com DAE. Com base numa metodologia de carácter misto, a quantitativa aliada à qualitativa, após análise das entrevistas e inquéritos realizados no âmbito deste estudo, pode-se afirmar que os resultados da investigação revelam que a maioria docentes não têm formação de base suficiente para identificar e referenciar estes alunos e que por essa razão têm que recorrer a formações específicas. Contudo, conseguem realizar a identificação e referenciação através do trabalho em parceria com outros profissionais, nomeadamente professores de educação especial. Relativamente às estratégias inclusivas todos os docentes as utilizam de uma forma variada.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2842
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesefinal_4.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open
VanessaCarvalhoANEXOS_final.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.