Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2857
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dc.contributor.authorPinto, Cristina Paula-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2020-01-08T09:49:37Z-
dc.date.available2020-01-08T09:49:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPinto, C. P. & Gonçalves, D. (2019). Conceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública. In Atas do III Seminário Internacional: Educação, territórios e desenvolvimento humano, (pp.524-540).Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia. Disponível em http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/Atas_IIISIE_2019_FINAL.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54364-4-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2857-
dc.description.abstractTendo o seu âmbito inicialmente delimitado na formação inicial de professores, o campo da supervisão pedagógica situa-se, atualmente, num contexto mais alargado. De entre este contexto situa-se a organização escolar, a formação ao longo da vida, o trabalho docente nas nossas escolas. Sabemos que a supervisão está sujeita a muitos condicionalismos e subjetividade, que, na perspetiva de Vieira (2010) se traduz, não em atingir a perfeição com a supervisão, mas procurando construir a mesma com tentativas de aproximação a essa perfeição desejada, com avanços, recuos e atendendo a novos problemas. Importa, desde logo, refletirmos sobre a relevância que a supervisão pedagógica adquiriu ao longo destes últimos anos. Referimo-nos não à supervisão ao nível da formação inicial, como orientação da prática pedagógica, mas numa visão mais alargada proposta por Sá-Chaves, onde “o supervisor não é considerado apenas, e como seria previsível, como aquele que supervisiona (ou seja, dirige, orienta e/ou inspeciona a partir de uma posição superior), mas também como aquele que aconselha” (2007, p.117). A supervisão entre pares, que Sá-Chaves (1999) denomina de supervisão horizontal, assume então agora, um papel de relevo, tendo como pano de fundo a avaliação de desempenho docente apesar de todo o trabalho supervisivo conter em si uma abrangência maior do que a avaliação de desempenho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologiapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectPapel dos supervisorespt_PT
dc.titleConceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição públicapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage524pt_PT
degois.publication.lastPage540pt_PT
degois.publication.locationPorto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologiapt_PT
degois.publication.titleSeminário Internacional: Educação, territórios e desenvolvimento humanopt_PT
degois.publication.volumeIII Seminário Internacionalpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/Atas_IIISIE_2019_FINAL.pdfpt_PT
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