Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2861
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Luísa | - |
dc.contributor.author | Osório, António | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Vítor | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T15:51:41Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T15:51:41Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Azevedo, L., Osório, A. & Ribeiro, V. (2019, 19-22 June). As TIG e a Realidade Aumentada como ferramentas de promoção e desenvolvimento do pensamento espacial. In proceedings of the 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). Coimbra: Universidade. doi 10.23919/CISTI.2019.8760995 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-98434-9-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2861 | - |
dc.description.abstract | O presente projeto de investigação, realizado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, destina-se ao aprofundamento do conhecimento relativo aos contributos e às potencialidades das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) e da Realidade Aumentada (RA) como ferramentas digitais que melhoram o processo de ensino/aprendizagem e promovem o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes do ensino básico (EB) em diferentes contextos de aprendizagem. Suportado pelo método qualitativo, o projeto alicerça-se em estudos de caso para aferir perceções, usabilidade, pertinência e atratividade das TIG e da RA, quer pelos estudantes, quer pelos professores. Com este projeto de investigação espera-se reconhecer o valor motivacional e pedagógico das TIG e da RA como ferramentas de pesquisa e análise que desenvolvem níveis mais complexos de pensamento espacial, assim como se especula que as ações de formação são fundamentais para o reconhecimento das potencialidades destas tecnologias pelos professores e para o aumento da frequência de integração das mesmas nas práticas educativas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Realidade Aumentada (RA) | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) | pt_PT |
dc.subject | Pensamento espacial | pt_PT |
dc.subject | Educação geográfica | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia Educativa | pt_PT |
dc.title | As TIG e a Realidade Aumentada como ferramentas de promoção e desenvolvimento do pensamento espacial | pt_PT |
dc.title.alternative | GIT and Augmented Reality as tools for promotion and development of spatial thinking | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.location | Coimbra | pt_PT |
degois.publication.title | 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ieeexplore.ieee.org/document/8760995 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.23919/CISTI.2019.8760995 | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAzevedo2019 (2).pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.