Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2863
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Ana | - |
dc.contributor.author | Escola, Joaquim | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T11:36:36Z | - |
dc.date.available | 2020-01-16T11:36:36Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Fernandes, A., Escola, J. & Gonçalves, D. (2019). Supervisão da prática letiva e cultura organizacional : um olhar a partir de relatórios de avaliação externa. In Coord. F. Paixão, F. Jorge & P. Silveira, A escola de aprender : Contributos para a sua construção, (pp.104-115). Castelo Branco : Instituto Politécnico de Castelo Branco. Disponível em https://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2019/11/a-escola-de-aprender.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8196-93-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2863 | - |
dc.description.abstract | O conceito de supervisão pedagógica começou a surgir nas escolas, muito por causa dos resultados da avaliação externa, com maior incidência no segundo ciclo de avaliação que se iniciou em 2011/2012. Na tentativa de compreender qual a cultura predominante nas escolas, segundo os professores, e de a comparar com a cultura valorizada nos relatórios de avaliação externa, as respostas ao OCAI – Organizational Culture Assessment Questionaire de Cameron e Quinn (1999, 2006, 2011) e os relatórios de avaliação externa de 31 agrupamentos, avaliados em 2015/2016, forneceram dados que permitiram verificar a predominância da cultura de clã que não é visível na avaliação externa; a cultura de inovação não predomina e a prática da supervisão entre pares não é assumida apesar de ser exigido às organizações educativas que sejam inovadoras e que dinamizem práticas de supervisão pedagógica entre pares. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Avaliação externa - organizações | pt_PT |
dc.title | Supervisão da prática letiva e cultura organizacional : um olhar a partir de relatórios de avaliação externa | pt_PT |
dc.title.alternative | Supervision of the pedagogical practice and organizational culture | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 104 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 115 | pt_PT |
degois.publication.location | Castelo Branco : Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
degois.publication.title | A escola de aprender : Contributos para a sua construção | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2019/11/a-escola-de-aprender.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Parte ou capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a-escola-de-aprenderSupervisaodaPratica.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.