Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2864
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouveira, João-
dc.contributor.authorMoura, Mariana Isabel Faria de Azevedo-
dc.date.accessioned2020-02-17T17:15:41Z-
dc.date.available2020-02-17T17:15:41Z-
dc.date.issued2020-01-05-
dc.date.submitted2019-11-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2864-
dc.description.abstractPretende-se, com este projeto de investigação, desenhar uma estratégia de meta-avaliação de escolas, de caráter formativo, que permita a Direções de instituições educativas e suas equipas de autoavaliação uma melhor autorregulação das escolas e promoção de ações de melhoria, relativamente aos procedimentos, processos e produtos da autoavaliação realizada. Após procedermos ao enquadramento teórico da Avaliação, aludindo aos processos avaliativos com definição dos fatores críticos de sucesso a considerar e da composição das equipa de autoavaliação, é descrito o percurso da investigação, sendo apresentadas as dimensões emergentes decorrentes da aplicação e análise crítica de um instrumento de meta-avaliação, do focus group conduzido e da ação de formação organizada, no sentido de chegarmos a um conjunto de indicadores qualitativos, consignados numa checklist para cada uma dessas dimensões, ao planeamento da autoavaliação em todas as suas vertentes e a uma proposta de níveis de desempenho atendendo a cada uma das dimensões e aos indicadores definidos. Seguidamente, tecem-se considerações sobre a utilização dos instrumentos de meta-avaliação, aludindo nomeadamente ao binómio constrangimentos na aplicação/geração de benefícios, todavia considerando estes últimos claramente vantajosos, pelo facto de possibilitarem uma dinâmica capaz de levarem a escola a refletir sobre si mesma para se autorregular e promover mudanças, caso necessárias. A concluir, apresentam-se algumas linhas de ação complementares que serão alvo de reflexão quanto a utilidade e exequibilidade para serem contempladas numa futura investigação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMeta-avaliação de escolaspt_PT
dc.subjectAutoavaliação de Escolaspt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.titleMeta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameSupervisão Pedagógicapt_PT
dc.identifier.tid202443990pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Moura.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.