Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2864
Título: Meta-avaliação de escolas – Meta-avaliar para melhorar a qualidade do serviço educativo
Autor: Moura, Mariana Isabel Faria de Azevedo
Orientador: Gouveira, João
Palavras-chave: Meta-avaliação de escolas
Autoavaliação de Escolas
Aprendizagem organizacional
Data: 5-Jan-2020
Resumo: Pretende-se, com este projeto de investigação, desenhar uma estratégia de meta-avaliação de escolas, de caráter formativo, que permita a Direções de instituições educativas e suas equipas de autoavaliação uma melhor autorregulação das escolas e promoção de ações de melhoria, relativamente aos procedimentos, processos e produtos da autoavaliação realizada. Após procedermos ao enquadramento teórico da Avaliação, aludindo aos processos avaliativos com definição dos fatores críticos de sucesso a considerar e da composição das equipa de autoavaliação, é descrito o percurso da investigação, sendo apresentadas as dimensões emergentes decorrentes da aplicação e análise crítica de um instrumento de meta-avaliação, do focus group conduzido e da ação de formação organizada, no sentido de chegarmos a um conjunto de indicadores qualitativos, consignados numa checklist para cada uma dessas dimensões, ao planeamento da autoavaliação em todas as suas vertentes e a uma proposta de níveis de desempenho atendendo a cada uma das dimensões e aos indicadores definidos. Seguidamente, tecem-se considerações sobre a utilização dos instrumentos de meta-avaliação, aludindo nomeadamente ao binómio constrangimentos na aplicação/geração de benefícios, todavia considerando estes últimos claramente vantajosos, pelo facto de possibilitarem uma dinâmica capaz de levarem a escola a refletir sobre si mesma para se autorregular e promover mudanças, caso necessárias. A concluir, apresentam-se algumas linhas de ação complementares que serão alvo de reflexão quanto a utilidade e exequibilidade para serem contempladas numa futura investigação.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2864
metadata.thesis.degree.name: Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mariana Moura.pdf1.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.