Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2869
Título: | A área da casinha na vida das crianças |
Autor: | Baião, Joana Sofia Lima |
Orientador: | Pinheiro, Ana Cristina |
Palavras-chave: | Educação de infância - Jardim de Infância - Brincar - Área da Casinha Participação das crianças Papel do educador |
Data: | 12-Mar-2020 |
Resumo: | O presente relatório evidencia o percurso realizado no contexto da prática de ensino supervisionada, mais propriamente na valência de jardim de infância. Este projeto de investigação, centra-se essencialmente na área da casinha e tem como principal objetivo perceber que através desta, as crianças podem aprender e desenvolver competências e aprendizagens essenciais para o seu crescimento. A metodologia utilizada enquadra-se numa perspetiva qualitativa. A análise dos dados incidiu nos registos de observação feitos enquanto as crianças brincavam na área previamente dinamizada com as várias intervenções. Os resultados obtidos salientam a necessidade, por um lado, das crianças terem um papel e uma voz mais ativa nas suas aprendizagens, tornando-se em agentes participativos e, por outro lado, evidenciar a importância do papel do educador. De facto, o educador deve estar predisposto a escutar e observar as várias brincadeiras que as crianças executam ao longo do dia, no contexto de sala. Deste modo, poderá intervir de forma positiva, tendo sempre presente as necessidades e os interesses das mesmas, contribuindo assim, para o seu processo educativo. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2869 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de Investigação_A Área da Casinha na vida das Crianças.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.