Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Mónica-
dc.date.accessioned2020-03-31T08:54:13Z-
dc.date.available2020-03-31T08:54:13Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2019). A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora. Exedra, 29(1),39-51. Disponível em http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2020/01/04-EIPE2019.pdfpt_PT
dc.identifier.issn1646-9526-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2870-
dc.description.abstractA Educação no século XXI está a adaptar-se a um conjunto de alterações profundas que advêm da sociedade atual e têm implicações na escola e no processo de ensinoaprendizagem. Este artigo pretende analisar o que pensam os seus interlocutores sobre a escola ideal, já que a mesma só ganha sentido se a sua comunidade escolar puder refletir sobre ela com vista a perspetivar o seu futuro. O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a ilustração contemporânea como uma ferramenta pedagógica na promoção de uma transformação social. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) perceber como a ilustração pode contribuir para uma educação transformadora; ii) compreender o seu impacto na aprendizagem das crianças e na prática profissional dos educadores de infância e iii) elencar um conjunto de ideias sobre a construção de uma escola ideal, tendo em consideração o testemunho dos educadores e das crianças. Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa. Como instrumentos para recolha de dados utilizou-se a análise documental e a narrativa individual. Os resultados demostraram que o contacto com a ilustração contemporânea induz as crianças a serem agentes transformadores na comunidade em que vivem e possibilitam aos educadores uma nova forma de trabalhar, capaz de atender às exigências da contemporaneidade que visam a construção de uma cidadania ativa.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherESE de Coimbrapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIlustração Contemporâneapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.titleA Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadorapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage39pt_PT
degois.publication.lastPage51pt_PT
degois.publication.locationCoimbrapt_PT
degois.publication.titleExedrapt_PT
degois.publication.volume29pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2020/01/04-EIPE2019.pdfpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExedraEIPE2019MonicaOliveira.pdf168.2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.