Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2870
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Mónica | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T08:54:13Z | - |
dc.date.available | 2020-03-31T08:54:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, M. (2019). A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora. Exedra, 29(1),39-51. Disponível em http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2020/01/04-EIPE2019.pdf | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-9526 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2870 | - |
dc.description.abstract | A Educação no século XXI está a adaptar-se a um conjunto de alterações profundas que advêm da sociedade atual e têm implicações na escola e no processo de ensinoaprendizagem. Este artigo pretende analisar o que pensam os seus interlocutores sobre a escola ideal, já que a mesma só ganha sentido se a sua comunidade escolar puder refletir sobre ela com vista a perspetivar o seu futuro. O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a ilustração contemporânea como uma ferramenta pedagógica na promoção de uma transformação social. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) perceber como a ilustração pode contribuir para uma educação transformadora; ii) compreender o seu impacto na aprendizagem das crianças e na prática profissional dos educadores de infância e iii) elencar um conjunto de ideias sobre a construção de uma escola ideal, tendo em consideração o testemunho dos educadores e das crianças. Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa. Como instrumentos para recolha de dados utilizou-se a análise documental e a narrativa individual. Os resultados demostraram que o contacto com a ilustração contemporânea induz as crianças a serem agentes transformadores na comunidade em que vivem e possibilitam aos educadores uma nova forma de trabalhar, capaz de atender às exigências da contemporaneidade que visam a construção de uma cidadania ativa. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ESE de Coimbra | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ilustração Contemporânea | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.title | A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 39 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 51 | pt_PT |
degois.publication.location | Coimbra | pt_PT |
degois.publication.title | Exedra | pt_PT |
degois.publication.volume | 29 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://exedra.esec.pt/wp-content/uploads/2020/01/04-EIPE2019.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExedraEIPE2019MonicaOliveira.pdf | 168.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.