Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2881
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dc.contributor.authorPinto, Cristina Paula Garcia Ferreira-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2020-06-15T13:36:03Z-
dc.date.available2020-06-15T13:36:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPinto, C. & Gonçalves, D. (2020). Conceções sobre a supervisão pedagógica: prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial), 193-214. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.8506pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006-
dc.identifier.issn2182-4614-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2881-
dc.description.abstractAs mudanças alucinantes da sociedade e, por conseguinte, da escola enquanto organização perspetivam-nos dúvidas, incertezas, ao mesmo tempo que se configuram como um desafio. São muitos os entraves, alguns impostos por nós próprios, à construção de um saber experimentado e reflexivo. Consideramos que esta reflexividade está subjacente ao conceito de supervisão pedagógica, sendo essencial na supervisão horizontal (entre pares), que adquiriu uma maior importância fruto da alteração do Estatuto da Carreira Docente. Partindo destas premissas, esta investigação tem como grande finalidade compreender as perceções de três docentes e três coordenadores de departamento curricular, de um Agrupamento de Escolas do Distrito do Porto, relativamente à conceptualização da área de saber da supervisão pedagógica, para além do seu campo de atuação. Por outras palavras, e tendo em conta a atual organização da instituição escola, procurou-se compreender de que modo o coordenador de departamento exerce as funções de supervisão que estão inerentes ao seu desempenho, preconizadas na legislação hodierna. A par da compreensão destas perceções, são igualmente identificadas limitações na supervisão pedagógica, subvertendo toda a estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Portanto, foi desenhado um estudo exploratório, pressupondo a seguinte intencionalidade: compreender e descrever limites e transgressões do ato supervisor, tendo em conta a perceção dos docentes, assim como as funções do supervisor pedagógico. Palavras-chave: Supervisão pedagógica, Coordenador de departamento curricular, Funções do supervisorpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade Católica Portuguesapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e profissional dos professorespt_PT
dc.titleConceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição públicapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage193pt_PT
degois.publication.lastPage214pt_PT
degois.publication.titleRevista Portuguesa De Investigação Educacional, (Especial)pt_PT
degois.publication.volume2020: Especial - Inovação e mudança em educaçãopt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/8506pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.8506pt_PT
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