Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2894
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dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina Alexandra da Silva Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-07-13T15:14:32Z-
dc.date.available2020-07-13T15:14:32Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.date.submitted2020-06-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2894-
dc.description.abstractA educação do século XXI sofreu diversas alterações dada a velocidade da evolução e a transformação a que a nossa sociedade está sujeita, o que naturalmente está espelhado na formação dos futuros cidadãos. Neste cenário, procuramos refletir sobre toda esta mudança e os seus efeitos, em particular como é que na arena educativa as mudanças estão associadas à necessidade de promover a personalização educativa nas salas de aula, tendo em conta dois pressupostos: reconhecer o direito à diferença e aos ritmos/estilos diferenciados de aprendizagem. Consideramos, pois, que perante tais alterações subjacentes à educação contemporânea exigem/promovem a valorização educativa do saber pensar, a partir de pressupostos epistemológicos, axiológicos e antropológicos de projetos de Filosofia com Crianças que estão devidamente articulados com os atuais normativos legais, em especial com Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. É nossa pretensão apresentar os resultados preliminares de uma investigação, enquadrada por uma abordagem qualitativa e interpretativa, realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição de ensino privada, na zona do grande Porto. Dos dados de investigação recolhidos - através da análise documental, do inquérito por entrevista (aplicado à docente de Filosofia e à docente titular de turma) e do focus group (dirigidos aos alunos de uma turma do segundo ano de escolaridade) – destacar-se-á o seguinte binómio: propósitos educativos da Filosofia com crianças/perceção dos docentes e dos alunos sobre o processo de aprendizagem. A comunicação, a resolução de problemas e a tomada de decisão são, sem dúvida, as competências transversais com maior relevo e impacto no processo de aprendizagem neste contexto.pt_PT
dc.description.abstractThe education in the 21st century has undergone for several changes, due to the evolution speed and the transformation that our society is subject to, which is naturally reflected in the formation of future citizens. In view of this scenario, we seek to reflect about all of this changes and its effects, particularly, how in the educational arena this changes are associated to the needed to promote the educational personalization in classrooms, considering two assumptions: recognize the right to be different and the right to differentiated rhythms/ styles of learning. Therefore, we consider that such changes underling contemporary education require/ promote an educational valuation of knowing how to think, based on epistemological, axiological and children philosophy that are properly articulated with the current legal norms, particularly with the profile of leaving compulsory schooling students. We pretend to present the preliminary results of an investigation, framed by a qualitative and interpretative approach, carried out in the context of the first cycle of basic education, in a private school of the Porto metropolitan area. The research data collected- through documentary analysis, survey by interview (applied to the philosophy teacher and the master teacher ) and the focus group (addressed to students in a second-year class)- it will stand out the following binomial: educational purposes of children philosophy/ perception of teachers and students about learning process. Communication, problem solving, and decision making are undoubtedly the transversal skills with greater relief and impact in the learning processed of this context. Keywords: children philosophy; critical thinking; learning process, transversal skills.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt_PT
dc.subjectFilosofia para criançaspt_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.titleO Contributo de Filosofia com Crianças em Contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico: Para quê? Porquê? Como?pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202500357pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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