Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2904
Título: Os serviços educativos em hospitais oncológicos pediátricos do norte para crianças em idade pré-escolar
Autor: Meireles, Maria Alberta Azevedo
Orientador: Salgado, Ana Isabel Gomes
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Oncologia pediátrica
Data: 12-Jun-2020
Resumo: Segundo o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, o cancro é a primeira causa de morte não acidental na população infantojuvenil. Apesar disso, graças aos avanços a nível de diagnóstico e tratamentos, cerca de 90% das crianças e jovens com este problema sobrevivem. Com o aumento dos números de casos de cancro e as elevadas taxas de sobrevivência, torna-se pertinente dar respostas mais complexas às diferentes necessidades que se colocam nomeadamente, no foro psicossocial. Esta é uma doença que afeta não só a criança doente, mas também todo o seu núcleo familiar, com possíveis repercussões no seu desenvolvimento e bem-estar. Uma criança passa a generalidade do seu tempo no jardim-de-infância onde realiza grande parte das suas aprendizagens. Crianças com problemas oncológicos veem-se privadas, por longos períodos de tempo ou pela descontinuidade, da frequência no jardim-de-infância, o que pode tornar-se especialmente difícil para o seu desenvolvimento em diferentes áreas. Neste trabalho o foco é a temática escolar. Neste sentido, procura-se estudar a forma como os serviços educativos dos diferentes hospitais de oncologia pediátrica da região norte estão estruturados e quais as respostas educativas que os mesmos disponibilizam às crianças. Para tal, realizaram-se entrevistas a educadoras e pais de sobreviventes de cancro infantil. Seguidamente, procede-se a uma breve análise dos resultados obtidos. Finalmente será apresentada a conclusão do trabalho efetuado. Para concluir, destaca-se ainda a compilação de boas práticas nacionais e internacionais, onde serão apresentados vários projetos que tentam dar resposta às diferentes necessidades das crianças.
According to the Portuguese Pediatric Oncology Information Portal, cancer is the leading cause of non-accidental death in children and adolescents. Despite this, thanks to advances in the level of diagnosis and treatment, about 90% of children and young people with this problem survive. With the increase in the number of cancer cases and the survival rates, the more complex responses to the different needs that arise specifically, not for the psychosocial, become relevant. This is a disease that affects not only the sick child, but also his entire family, with possible repercussions on his development and well-being. A child spends most of his time in kindergarten, where he performs most of his learning. Children with cancer problems find themselves deprived, for long periods of time or because of discontinuity, often in kindergarten, or they can become especially difficult for their development in different areas. In this work, the focus is on a school theme. In this sense, try to study how the educational services of the different pediatric oncology hospitals in the northern region are structured and what educational responses they provide to children. To do this, conduct interviews with educators and parents of child cancer survivors. Then proceed to a brief analysis of the results obtained. Finally, the completed work will be completed. To conclude, select also the compilation of good national and international practices, where several projects will be presented that try to respond to the different needs of children. Keywords: Pediatric oncology, pre-school education, hospital educational services.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2904
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.