Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2909
Title: A Promoção do Desenvolvimento da Linguagem Oral na Educação Pré-Escolar Um estudo realizado numa sala de 5 anos
Authors: Pereira, Rute Cardoso
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento da linguagem oral
Avaliação de competências
Issue Date: 16-Jul-2020
Abstract: Este relatório de investigação incide na promoção da oralidade nas crianças. A escolha deste mesmo tema deve-se ao facto de considerar uma temática bastante importante e interessante de investigar, visto que esta mesma capacidade deve ser estimulada e desenvolvida logo nas crianças. A linguagem oral para além de ser imprescindível à comunicação verbal entre seres humano, permite, também, que sejamos capazes que memorizar, pensar, raciocinar, assimilar e aprender tudo o que é essencial durante o processo de ensino-aprendizagem. Por esta razão, a linguagem oral é a base da convivência social, bem como das aprendizagens que vão sendo adquiridas ao longo dos anos, isto demonstra a transversalidade desta mesma capacidade. Para o presente relatório de investigação decidiu-se por uma metodologia de natureza qualitativa, para isso utilizou-se, para técnicas de recolha de dados, a observação participante, bem como a avaliação das competências do grupo de crianças, com 5 anos. Para o efeito, a recolha de informação foi realizada tendo em conta um trajeto pedagógico constituído por atividades enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada I, com o objetivo de desenvolver a linguagem oral das crianças. As mesmas foram sendo implementadas entre dezembro e abril de 2018 e 2019, respetivamente. No mês de novembro foi realizada a avaliação inicial com o objetivo verificar em que níveis de conhecimento, da linguagem oral, as crianças se encontravam. Nos 5 meses que sucederam a esta mesma avaliação, foram realizadas diversas atividades, de forma a fomentar o desenvolvimento a este nível. Após este período de tempo foi realizada uma segunda avaliação, com o objetivo de compreender se o grupo tinha evoluído. Em suma, pode concluir-se que esta investigação foi pertinente e fundamental, uma vez que se registou uma melhoria no desempenho oral, das crianças. Para além disto, verificou-se a importância da linguagem oral, já que permitiu estudar quais os impactos de uma abordagem mais centrada na promoção da linguagem oral, em contexto de Educação Pré-Escolar, mediante a aplicação de atividades estimuladoras da linguagem oral em crianças de 5 anos.
This study report focus on the orality promotion on children. The selection of this theme is based on the fact that it is a very important thematic and interesting to explore, whereas this same capacity should be estimulated and build up since the begin on children. The oral language, not only is essential for the verbal communication between human beings, but also, enables the capabilty to memorize, think, associate, absorb and learn everything that is fundamental during the instruction-learning method. Therefore, the oral language is the foundation of social coexistence, as well as of learnings that are acquired throughtout the years, which demonstrates the transversality of this ability. For this analisys report it was chosen a qualitative natiure methodology, to materialize it was used, for data collection techniques, the participant observation, as well as the evaluation of the skills in a, 5 years old, group of children. For that manner, the gathering of the information it was suported taking in to account a pedagogical trajectory based on the activities in within the Supervised I Pratical Teaching, with the objective of developing the oral language of children. The following were being implemented between december na april og 2018 and 2019, respectively. In November it was carried out the initial evaluation with the objective to check in which levels of knowledge, of oral language were the children. The following, five months after that same evaluation were carried out various activities, in a way to instigate the development at this level. After this period of time it was performed a second evaluation, with the aim to understand if the group had evolved and what type of evaluation they presented. In short, we can conclude that this research was really relevant and fundamental, since there was na improvement in oral performance of the children, which allowed to study the impacts of a more centralized approach in the promotion of the oral language, in pre school education context, upon the application of stimulating activities of oral languages in five year old children. Key Words: Oral Language Development, Communication, Pre School Education, Skills Evaluation
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2909
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação_RutePereira_ 2015097.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.