Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2914
Título: O trabalho colaborativo na metodologia de trabalho de projeto no 1º ceb: perceções de professores
Autor: Miranda, Diana Pereira
Orientador: Neves, Ivone
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Trabalho de projeto
Trabalho colaborativo
Competências sociais
Data: 21-Jul-2020
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Este intitula-se “Importância do Trabalho Colaborativo no Trabalho de Projeto com crianças do 1º CEB: perceções de professores” e a sua temática vai ao encontro à Aprendizagem Colaborativa e à Metodologia de Trabalho de Projeto. Este estudo foi desenvolvido com a pergunta de partida: De que forma o Trabalho de Projeto fomenta o Trabalho Colaborativo entre alunos, na perspetiva dos professores? Para o efeito da presente investigação, foi adotada uma metodologia qualitativa, na qual se recorreu à utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como a análise documental, a análise de conteúdo e um inquérito por aplicado a docentes do 1ºciclo do ensino básico numa instituição de ensino particular. Os dados obtidos nesta pesquisa permitem concluir que os professores do 1º ciclo entrevistados consideram o trabalho colaborativo é fomentado no cotidiano dos alunos, mas é alavancado através da vivência de projetos. Os docentes referem ter como preocupação atender ao perfil identitário do aluno no processo de formação de grupos de trabalho para o decorrer de projetos e que essas dinâmicas fortalecem e estreitam as interações entre os alunos e contribuem para o desenvolvimento dos seus skills sociais. Foi ainda revelado pelos docentes que os alunos, de uma forma geral, gostam e são mais recetivos à realização de tarefas que assentem no trabalho colaborativo com os seus pares.
This internship report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education, integrated in the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st CEB. This is entitled “Importance of Collaborative Work in Project Work with children from the 1st CEB: teachers' perceptions” and its theme is in line with Collaborative Learning and Project Work Methodology. This study was developed with the starting question: How does Project Work foster Collaborative Work among students, from the perspective of teachers? For the purpose of this investigation, a qualitative methodology was adopted, in which the use of data collection techniques and instruments was used, such as document analysis, content analysis and a survey applied to teachers of the 1st cycle of basic education in a private educational institution. The data obtained in this research allow us to conclude that the teachers of the 1st cycle interviewed consider collaborative work is fostered in the students' daily lives, but is leveraged through the experience of projects. The professors say they are concerned with meeting the student's identity profile in the process of forming work groups for the duration of projects and that these dynamics strengthen and narrow the interactions between students and contribute to the development of their social skills. It was also revealed by teachers that students, in general, like and are more receptive to carrying out tasks based on collaborative work with their peers. Key-words: Project work; Collaborative Work; Social Skills
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2914
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Miranda 2015011_Relatorio.pdf922.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.