Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorSousa, Tatiana Cristina de Castro-
dc.date.accessioned2020-07-30T10:28:19Z-
dc.date.available2020-07-30T10:28:19Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.date.submitted2020-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2916-
dc.description.abstractNo mundo atual, cada vez mais há a preocupação de perceber como os alunos aprendem e de que modo se pode facilitar/simplificar esse procedimento. O presente relatório que aqui se apresenta tem como principal objetivo perceber quais as contribuições que a neuroeducação pode oferecer aos processos aprender e ensinar, tendo em conta o estímulo adequado e diferenciado. Com a presente investigação, ambicionamos entender de que forma é que a estratégias neurodidáticas influenciam na aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno. Para atingir o nosso objetivo, aplicamos em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Participaram nesta investigação treze alunos duma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, na prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos os desenhos de intervenção educativa, tiveram, essencialmente, como principal objetivo produzir uma aprendizagem personalizada, tendo em conta o contexto, a turma e os alunos com qual trabalhamos ao longo desta intervenção. Após análise de toda a informação recolhida, podemos considerar essencial o processo de ensino e de aprendizagem, tendo em conta as aulas lecionadas pela estagiária, a partir de diferentes perspetivas: alunos, orientadora cooperante e da estagiária. Os resultados obtidos comprovam que a planificação das aulas, quando fundamentadas na neuroeducação, contribuem positivamente no rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento de uma forma integral e integrada.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectNeuroeducaçãopt_PT
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_PT
dc.titleAprendizagens essenciais em contexto de 1º CEB: relato de uma experiência refletidapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202505120pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatórioTatianaSousa2014045Final.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.