Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorDias, Sara José Amorim-
dc.date.accessioned2020-07-30T11:04:51Z-
dc.date.available2020-07-30T11:04:51Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.date.submitted2020-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2919-
dc.description.abstractpresente dissertação de mestrado é o culminar de uma investigação que tem como foco perceber como se operacionalizam os Centros de Apoio à Aprendizagem. Este documento reflete o percurso investigativo, procedendo-se a revisão de literatura para clarificar os conceitos como Centros de Apoio à Aprendizagem e Inclusão, compreender o Decreto-Lei nº54/2018, o Decreto-Lei nº55/2018 e ainda o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A realização desta dissertação de mestrado teve como objetivo perceber as dinâmicas de funcionamentos dos Centros de Apoio à Aprendizagem, identificar os seus recursos (humanos e materiais), percecionar a relação entre os tipos de materiais existentes e as problemáticas existentes nas escolas, e ainda perceber como é que estes centros potenciam a inclusão dos alunos, assim como as escolas conseguem articular o Decreto-lei nº55/2018. Ao longo do percurso investigativo, construíram-se e recorreu-se a um instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, para perceber, quer as perceções dos Educadores e Professores do Ensino Básico, quer as dos Professores de Educação Especial e Coordenadores das Equipas Multidisciplinares. Com esta investigação conclui-se, de uma forma geral, que os docentes acreditam não existir recursos materiais e humanos suficientes, para completarem o seu trabalho, pois muitas vezes tem que dispor do seu vencimento para compra de material. Não existem docentes suficientes que consigam responder a um e a todos os que necessitam de ajuda, de modo a responder às dificuldades, ao longo do ano. Apoiam ainda a ideia de que os Centros de Apoio à Aprendizagem têm pertinência numa Escola Inclusiva, mas demonstram a necessidade da existência de algumas mudanças para que tudo possa ser ainda melhor.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCentros de Apoio à Aprendizagempt_PT
dc.subjectDecreto-Lei nº54/2018pt_PT
dc.subjectEscola inclusivapt_PT
dc.subjectPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatóriapt_PT
dc.titleOs centros de apoio à aprendizagem e a sua operacionalizaçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT
dc.identifier.tid202505065pt_PT
dc.subject.fosCiências da Educaçãopt_PT
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado - Sara Dias 2011047.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.