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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2919
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Dias, Sara José Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T11:04:51Z | - |
dc.date.available | 2020-07-30T11:04:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2919 | - |
dc.description.abstract | presente dissertação de mestrado é o culminar de uma investigação que tem como foco perceber como se operacionalizam os Centros de Apoio à Aprendizagem. Este documento reflete o percurso investigativo, procedendo-se a revisão de literatura para clarificar os conceitos como Centros de Apoio à Aprendizagem e Inclusão, compreender o Decreto-Lei nº54/2018, o Decreto-Lei nº55/2018 e ainda o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A realização desta dissertação de mestrado teve como objetivo perceber as dinâmicas de funcionamentos dos Centros de Apoio à Aprendizagem, identificar os seus recursos (humanos e materiais), percecionar a relação entre os tipos de materiais existentes e as problemáticas existentes nas escolas, e ainda perceber como é que estes centros potenciam a inclusão dos alunos, assim como as escolas conseguem articular o Decreto-lei nº55/2018. Ao longo do percurso investigativo, construíram-se e recorreu-se a um instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, para perceber, quer as perceções dos Educadores e Professores do Ensino Básico, quer as dos Professores de Educação Especial e Coordenadores das Equipas Multidisciplinares. Com esta investigação conclui-se, de uma forma geral, que os docentes acreditam não existir recursos materiais e humanos suficientes, para completarem o seu trabalho, pois muitas vezes tem que dispor do seu vencimento para compra de material. Não existem docentes suficientes que consigam responder a um e a todos os que necessitam de ajuda, de modo a responder às dificuldades, ao longo do ano. Apoiam ainda a ideia de que os Centros de Apoio à Aprendizagem têm pertinência numa Escola Inclusiva, mas demonstram a necessidade da existência de algumas mudanças para que tudo possa ser ainda melhor. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Centros de Apoio à Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Decreto-Lei nº54/2018 | pt_PT |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória | pt_PT |
dc.title | Os centros de apoio à aprendizagem e a sua operacionalização | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202505065 | pt_PT |
dc.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Especial |
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Dissertação Mestrado - Sara Dias 2011047.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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