Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2951
Título: A Pedagogia da Escuta como prática educativa: narrativas do educador sobre a criança com deficiência
Autor: Pinto, Joana Raquel Garcia
Orientador: Medeiros, Paula
Palavras-chave: Educação especial
Necessidades Educativas
Inclusão
Pedagogia da Escuta
Data: 20-Dez-2020
Resumo: Investigar em Educação Especial distingue-se pelos diversos temas que se atravessam para fazer pensar sobre as possibilidades de inclusão, acompanhando a génese de uma prática docente. O tema sobre a escuta é um caminho que vem a ser introduzido, pelas palavras do educador Loris Malaguzzi (1920-1994)2, na sua abordagem de atuação em Educação Pré- Escolar- Reggio Emilia. Por sua vez, a Pedagogia da Escuta surge, em jeito de uma das muitas metáforas que Loris Malaguzzi utiliza, para fazer uma interlocução de como o adulto pode-se aproximar do mundo da criança. O autor sugere, assim, um modo de atuar em Educação Pré- Escolar como forma de facilitar as aprendizagens que se pretendem significativas para todas as crianças. O presente trabalho vem a expor a nossa investigação, de natureza qualitativa, que marca um caminho para a mudança das práticas em Educação Especial. Pretendemos compreender os significados no que se refere: a) à proposta do educador-de-infância sobre a imagem de criança com deficiência; b) ao papel da Pedagogia da Escuta na sustentação de práticas inclusivas. Deste modo, partindo de uma reflexão, interpelada pelo pensamento “malaguzziano”, procurámos compreender a representação dos educadores sobre as potencialidades da escuta na compreensão da criança com deficiência. Este diálogo, entre a pesquisa e o conhecimento de novos significados, traçou o nosso percurso investigativo como um “quebra-cabeças” nos encontros e ensaios aquando da apropriação de diferentes técnicas e instrumentos que vêm a qualificar o nosso interesse sobre a Pedagogia da Escuta como forma de agir em Educação Especial
Investigating in Special Education is distinguished by several themes that go through to make think about the possibilities of inclusion, following the genesis of a teaching practice. The listening topic is a path that comes to be introduced, in the words of the educator Loris Malaguzzi (1920-1994)3, in His approach to act in Childhood Education - ReggioEmilia. In its turn, the Pedagogy of Listening appears, in shape of one of many metaphors that Loris Malaguzzi uses, to make na interlocution of how adults can approach the child's world. The author suggests an acting way, in Childhood Education, that facilitates the learning process as is intended to be meaningful for all children. The present work exposes our research, from a qualitative nature, which mark a path for changing practices in Special Education. We intend to understand the meanings regarding: a) the proposal of the kindergarten teacher about disable child´s image; b) the role of Pedagogyof Listening to support inclusive practices. That way,starting from a reflection, challenged by “Malaguzzian” thinking, we tried figured out how educators represent their listening potencial to understand children with disabilities.This dialogue, between research and knowledge of new meanings, traced our investigation path as a “puzzle” in meetings and essays when appropriating different techniques and instruments which qualifys our interest in the Pedagogy of Listening as a way of acting in Special Education. Keywords:Disability, EducationalNeeds, SpecialEducation, Inclusion, ListeningPedagogy.
Descrição: Pós-Graduação em Educação Especial: inclusão, desenvolvimento e aprendizagens
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2951
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

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