Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorFontes, Ana Daniel de Carvalho Torres-
dc.date.accessioned2021-04-26T11:41:33Z-
dc.date.available2021-04-26T11:41:33Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.date.submitted2021-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2965-
dc.description.abstractO eixo estruturador do presente estudo despontou da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Creche. As experiências vivenciadas neste contexto suscitaram uma espiral de questões que conduziram à descoberta da profissionalidade docente. A (con)vivência diária em Educação Pré-Escolar e Creche permitiu observar, conhecer, refletir e projetar as práticas privilegiando uma visão mais holística do processo educativo. Este “novo olhar”, guiado pela metodologia interpretativa, possibilitou uma reflexão e um questionamento da própria ação, numa procura constante de respostas adequadas às realidades onde nos movemos. Ao longo da elaboração do presente relatório foram evidenciados vários indicadores relativos ao desenvolvimento tanto pessoal como profissional, nos dois níveis educativos- Educação Pré-Escolar e Creche. Inicialmente num grupo de crianças de 5 anos e, posteriormente, num grupo de crianças com 2 anos, sendo claro o papel da formação teórica e da PES na construção da identidade profissional. Para além da sustentação teórica relativa ao perfil geral de competências do educador de infância e desenvolvimento curricular, também está presente a parte prática subjacente às (trans)formações dos e nos atores educativos. Desta forma, sentiu-se que foram traçados caminhos e construíram-se pontes que conduziram a um processo de (Re)Construção da Identidade Profissional. Assume-se, assim o papel de projetista de uma carreira onde se vai (Re)Desenhando a Profissionalidade do Educador de Infância, num “vai e vem circular” entre reflexão, ação e reformulação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfissionalidade do Educador de Infânciapt_PT
dc.subjectPerfil Específicopt_PT
dc.title(Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infânciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2024-03-10-
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202707164pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_Investigação.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.