Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2976
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dc.contributor.authorRibeiro, Vítor-
dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.date.accessioned2021-05-03T16:03:46Z-
dc.date.available2021-05-03T16:03:46Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRibeiro, V., Monteiro, I., & Quinta e Costa, M. (2021). Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência. In A. Oliveira (Ed.), Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 2 (pp. 111-125). Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora. https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4026pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2976-
dc.description.abstractAs tecnologias assumem uma preponderância cada vez maior no cotidiano da população, particularmente nos mais jovens que desde os primeiros anos passam a estar marcados pelo seu uso cotidiano. Porém, é ainda escassa a sua utilização em sala de aula contribuindo para um desfasamento entre a realidades das práticas docentes e o mundo digital em que os estudantes vivem. As Tecnologias de Informação Geográfica são uma das tecnologias mais promissoras para o ensino e aprendizagem, cujo papel na docência está ainda muito longe de alcançar o pleno do seu potencial. O paradigma atual dos mapas inteligentes, interativos e dinâmicos está ainda numa fase embrionária enquanto prática pedagógica. Este estudo pretende atualizar o estado da arte acerca da utilização das TIG, em contexto de ensino e aprendizagem, que conduzirá a uma reflexão sobre seu potencial para a promoção da interdisciplinaridade e atitude motivacional dos estudantes. O ponto de partida da reflexão é baseado num caso de estudo implementado em Portugal, durante oito anos, com estudantes de educação básica. Realça-se desde já os fortes contributos desta tecnologia para prover a interdisciplinaridade, aumentar as competências digitais de autonomia e a capacidade de pensamento crítico dos estudantes. Os resultados assentam em oito anos de experiência com estudantes da licenciatura de educação básica e resultam da análise dos resultados obtidos através da reflexão critica dos estudantes. Este artigo é inovador por avaliar o impacto das TIG, particularmente o Google earth, ArcGIS online e StoryMaps enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAtena Editorapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTIGpt_PT
dc.subjectGeotecnologiaspt_PT
dc.subjectMapas dinâmicospt_PT
dc.subjectStory Mapspt_PT
dc.titlePromover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docênciapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
degois.publication.firstPage111pt_PT
degois.publication.lastPage125pt_PT
degois.publication.locationPonta Grossa, Brasilpt_PT
degois.publication.titleDiscursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 2pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4026pt_PT
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