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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2976
Título: | Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência |
Autor: | Ribeiro, Vítor Monteiro, Isilda Quinta e Costa, Margarida |
Palavras-chave: | TIG Geotecnologias Mapas dinâmicos Story Maps |
Data: | 2021 |
Editora: | Atena Editora |
Citação: | Ribeiro, V., Monteiro, I., & Quinta e Costa, M. (2021). Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência. In A. Oliveira (Ed.), Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 2 (pp. 111-125). Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora. https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4026 |
Resumo: | As tecnologias assumem uma preponderância cada vez maior no cotidiano da população, particularmente nos mais jovens que desde os primeiros anos passam a estar marcados pelo seu uso cotidiano. Porém, é ainda escassa a sua utilização em sala de aula contribuindo para um desfasamento entre a realidades das práticas docentes e o mundo digital em que os estudantes vivem. As Tecnologias de Informação Geográfica são uma das tecnologias mais promissoras para o ensino e aprendizagem, cujo papel na docência está ainda muito longe de alcançar o pleno do seu potencial. O paradigma atual dos mapas inteligentes, interativos e dinâmicos está ainda numa fase embrionária enquanto prática pedagógica. Este estudo pretende atualizar o estado da arte acerca da utilização das TIG, em contexto de ensino e aprendizagem, que conduzirá a uma reflexão sobre seu potencial para a promoção da interdisciplinaridade e atitude motivacional dos estudantes. O ponto de partida da reflexão é baseado num caso de estudo implementado em Portugal, durante oito anos, com estudantes de educação básica. Realça-se desde já os fortes contributos desta tecnologia para prover a interdisciplinaridade, aumentar as competências digitais de autonomia e a capacidade de pensamento crítico dos estudantes. Os resultados assentam em oito anos de experiência com estudantes da licenciatura de educação básica e resultam da análise dos resultados obtidos através da reflexão critica dos estudantes. Este artigo é inovador por avaliar o impacto das TIG, particularmente o Google earth, ArcGIS online e StoryMaps enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2976 |
Versão do Editor: | https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4026 |
Aparece nas colecções: | Parte ou capítulo de livro |
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