Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2976
Título: Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência
Autor: Ribeiro, Vítor
Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
Palavras-chave: TIG
Geotecnologias
Mapas dinâmicos
Story Maps
Data: 2021
Editora: Atena Editora
Citação: Ribeiro, V., Monteiro, I., & Quinta e Costa, M. (2021). Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência. In A. Oliveira (Ed.), Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 2 (pp. 111-125). Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora. https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4026
Resumo: As tecnologias assumem uma preponderância cada vez maior no cotidiano da população, particularmente nos mais jovens que desde os primeiros anos passam a estar marcados pelo seu uso cotidiano. Porém, é ainda escassa a sua utilização em sala de aula contribuindo para um desfasamento entre a realidades das práticas docentes e o mundo digital em que os estudantes vivem. As Tecnologias de Informação Geográfica são uma das tecnologias mais promissoras para o ensino e aprendizagem, cujo papel na docência está ainda muito longe de alcançar o pleno do seu potencial. O paradigma atual dos mapas inteligentes, interativos e dinâmicos está ainda numa fase embrionária enquanto prática pedagógica. Este estudo pretende atualizar o estado da arte acerca da utilização das TIG, em contexto de ensino e aprendizagem, que conduzirá a uma reflexão sobre seu potencial para a promoção da interdisciplinaridade e atitude motivacional dos estudantes. O ponto de partida da reflexão é baseado num caso de estudo implementado em Portugal, durante oito anos, com estudantes de educação básica. Realça-se desde já os fortes contributos desta tecnologia para prover a interdisciplinaridade, aumentar as competências digitais de autonomia e a capacidade de pensamento crítico dos estudantes. Os resultados assentam em oito anos de experiência com estudantes da licenciatura de educação básica e resultam da análise dos resultados obtidos através da reflexão critica dos estudantes. Este artigo é inovador por avaliar o impacto das TIG, particularmente o Google earth, ArcGIS online e StoryMaps enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2976
Versão do Editor: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4026
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