Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2984
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Samagaio, Florbela | - |
dc.contributor.author | Almeida, Inês Sofia Pedrosa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T15:04:48Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T15:04:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2984 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório de investigação tem como finalidade analisar a forma como a instituição de educação pré-escolar poderá trabalhar no sentido de promover a igualdade de género, assim como verificar se existe discriminação entre crianças tendo em conta esta temática, em conformidade com as orientações normativas atuais. Na sociedade portuguesa contemporânea torna-se fundamental respeitar a igualdade de género, sendo que a educação pré-escolar adquire neste contexto uma função socioeducativa importante. Para este relatório de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação ação, de natureza qualitativa, utilizando técnicas de observação direta e participativa alicerçada no uso de notas de campo e em entrevistas, individuais, realizadas às crianças, no grupo de 5 anos. Através desta metodologia foi possível conhecer as perceções das crianças acerca da realização de determinadas tarefas relacionadas com o género. A recolha de informação revelou bastante importância uma vez que permitiu planificar atividades adequadas e promotoras da igualdade de género junto das crianças. Em suma, foi possível concluir que a informação retirada das entrevistas realizadas ao grupo e a observação direta das crianças, foi pertinente e fundamental visto que, assim foi percetível as alterações de opiniões que as crianças tiveram ao longo do processo. Palavras-Chave: Igualdade de género; Educação pré-escolar; Atividades | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Sou menina e sou menino – a igualdade de género em contexto pré-escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202730816 | - |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação- Inês Almeida- 2015091.pdf | 781.01 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.