Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2987
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Filipe, Sandra | - |
dc.contributor.author | Silva, Brigite | - |
dc.contributor.author | Gomes, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T10:31:15Z | - |
dc.date.available | 2021-07-01T10:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Filipe, S., Silva, B., & Gomes, A. (2021). Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativo, 8(1), 57-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2386-7418 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2987 | - |
dc.description.abstract | A participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, a ligação entre discursos e práticas nem sempre é consistente. Este artigo incide, assim, sobre perspetivas e práticas de profissionais de educação relativas à participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Com uma metodologia qualitativa, suportada por entrevistas a quatro educadoras de infância e a cinco professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos evidenciam a importância reconhecida à participação das crianças no contexto educativo, no entanto, verificam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais. As educadoras de infância valorizam a participação através da escuta das suas motivações e necessidades, considerando a criança como sujeito ativo, apesar de pouco explícita a sua concretização. As professoras do 1.º CEB consideram que a participação do aluno consiste sobretudo na colocação de dúvidas e na resposta ao que é solicitado . | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Servicio de Publicaciones de la Universidade da Coruña | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Participação das crianças | pt_PT |
dc.subject | Pedagogias participativas | pt_PT |
dc.title | Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativo | pt_PT |
dc.title.alternative | Perspectivas acerca de la participación infantil en el entorno educativo | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 57 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 75 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (REIPE) | pt_PT |
degois.publication.volume | 8(1) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/7003/g7003_pdf | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
7003-Artículo-27558-3-10-20210629.pdf | 959.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.