Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFilipe, Sandra-
dc.contributor.authorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorGomes, Ana-
dc.date.accessioned2021-07-01T10:31:15Z-
dc.date.available2021-07-01T10:31:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFilipe, S., Silva, B., & Gomes, A. (2021). Perspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativo, 8(1), 57-75. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2987-
dc.description.abstractA participação das crianças tem vindo a assumir maior destaque nos discursos educativos. No entanto, a ligação entre discursos e práticas nem sempre é consistente. Este artigo incide, assim, sobre perspetivas e práticas de profissionais de educação relativas à participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Com uma metodologia qualitativa, suportada por entrevistas a quatro educadoras de infância e a cinco professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o estudo tem a finalidade de perceber as suas perspetivas sobre a participação da criança, de que modo a consideram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Os dados recolhidos evidenciam a importância reconhecida à participação das crianças no contexto educativo, no entanto, verificam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais. As educadoras de infância valorizam a participação através da escuta das suas motivações e necessidades, considerando a criança como sujeito ativo, apesar de pouco explícita a sua concretização. As professoras do 1.º CEB consideram que a participação do aluno consiste sobretudo na colocação de dúvidas e na resposta ao que é solicitado .pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherServicio de Publicaciones de la Universidade da Coruñapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.subjectPedagogias participativaspt_PT
dc.titlePerspetivas e práticas sobre a participação da criança no ambiente educativopt_PT
dc.title.alternativePerspectivas acerca de la participación infantil en el entorno educativopt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage57pt_PT
degois.publication.lastPage75pt_PT
degois.publication.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (REIPE)pt_PT
degois.publication.volume8(1)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/7003/g7003_pdfpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7003pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7003-Artículo-27558-3-10-20210629.pdf959.21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.