Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2992
Title: Sinto, logo existo: Educação emocional em contexto de 1º ciclo do ensino básico num território educativo de intervenção prioritária
Authors: Ferreira, Ana Isabel Pinho
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Ensino Básico (1º ciclo)
Educação Emocional
Agrupamentos TEIP
Issue Date: 13-Jul-2021
Abstract: A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que foi realizada em contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua concretização, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciados neste contexto socialmente desfavorecido, que caracteriza as escolas pertencentes a agrupamentos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Adotando um desenho de investigação-ação, as técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos e a observação participante, sendo que a grande finalidade foi refletir sobre as emoções das crianças, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Foi definida uma questão-problema para trabalhar esta temática: “Será que a Educação Emocional possibilitaria um ambiente escolar mais benéfico?” Bem como delineados os seguintes objetivos: (I) Observar os comportamentos derivados das emoções manifestados pelos alunos; (II) Investigar quais os principais desafios emocionais da turma; (III) Averiguar a influência do estado emocional na realização das tarefas diárias; (IV) Implementar sessões de modo a proporcionar um maior desenvolvimento emocional. É de ressalvar que no decorrer das sessões foi dada relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos. De modo a ser possível responder à questão-problema colocada, foi essencial conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. Envolvê-las nas atividades, permitindo explorar e refletir, demonstrou ser um pressuposto essencial à aprendizagem. De um modo geral, o estudo apresenta resultados que corroboram as potencialidades da Educação Emocional em TEIP. PALAVRAS-CHAVE: Agrupamentos TEIP; Emoções; Educação Emocional; Ensino em 1.º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2992
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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