Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2994
Título: O brincar – uma marca da infância
Autor: Soares, Bruna Filipa Ferreira
Orientador: Pinheiro, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação de infância
Brincar
Pandemia
Data: 16-Jul-2021
Resumo: O presente estudo é o produto da pesquisa realizada ao longo do estágio em Educação Pré-Escolar integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, elaborado na Escola Superior de Educação Paula Frassineti. A pesquisa, sustentada por um desenho metodológico com carácter misto, tem como objetivos compreender formas que as crianças usam para brincar (brinquedos e brincadeiras); potenciar a organização da sala no sentido de desenvolver a brincadeira que promove o respeito para com os objetos e brinquedos; criar contextos de aprendizagem que promovam o respeito da criança pelos brinquedos, materiais e brincadeiras entre pares; perceber as transformações que as brincadeiras sofreram ao longo da pandemia; percecionar quais os brinquedos e as brincadeiras que as crianças mais gostam. A recolha de dados desenvolvida a partir de registos de observação, entrevistas realizadas às crianças e inquéritos por questionários espelha que as crianças preferem brincar acompanhadas, espaços exteriores e materiais não estruturados. Palavras-Chave: brincar; materiais; brinquedos; Educação de Infância; pandemia
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2994
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio_Bruna Soares n.º 2016026.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.