Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2994
Título: | O brincar – uma marca da infância |
Autor: | Soares, Bruna Filipa Ferreira |
Orientador: | Pinheiro, Ana Cristina |
Palavras-chave: | Educação de infância Brincar Pandemia |
Data: | 16-Jul-2021 |
Resumo: | O presente estudo é o produto da pesquisa realizada ao longo do estágio em Educação Pré-Escolar integrado no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, elaborado na Escola Superior de Educação Paula Frassineti. A pesquisa, sustentada por um desenho metodológico com carácter misto, tem como objetivos compreender formas que as crianças usam para brincar (brinquedos e brincadeiras); potenciar a organização da sala no sentido de desenvolver a brincadeira que promove o respeito para com os objetos e brinquedos; criar contextos de aprendizagem que promovam o respeito da criança pelos brinquedos, materiais e brincadeiras entre pares; perceber as transformações que as brincadeiras sofreram ao longo da pandemia; percecionar quais os brinquedos e as brincadeiras que as crianças mais gostam. A recolha de dados desenvolvida a partir de registos de observação, entrevistas realizadas às crianças e inquéritos por questionários espelha que as crianças preferem brincar acompanhadas, espaços exteriores e materiais não estruturados. Palavras-Chave: brincar; materiais; brinquedos; Educação de Infância; pandemia |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2994 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Estágio_Bruna Soares n.º 2016026.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.