Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2996
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dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorPinto, Ana Aurora Martins-
dc.date.accessioned2021-07-21T09:42:07Z-
dc.date.available2021-07-21T09:42:07Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.date.submitted2021-06-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2996-
dc.description.abstractO presente relatório de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. A presente temática encontra se sob orientação da Doutora Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira. Desta forma, pretendemos perceber qual é a identidade da criança através da representação gráfica, e como as Artes Visuais podem ser facilitadoras no processo de aprendizagem das crianças. Sendo a identidade um processo construtivo ao longo da vida, esta é completada por diversas características distintas, o que faz que cada criança expresse a sua identidade no seu ritmo e de forma diversificada. Cabe a cada profissional, neste caso aos Educadores, proporcionar diversas atividades, que conduzem ao desenvolvimento da criança e à sua perceção do mundo, sendo de extrema importância as Artes Visuais como facilitadoras do Ensino Aprendizagem. A existência de uma atividade de Artes Visuais, por mais simples que seja, que pode ir desde um simples desenho, a criança está através da representação gráfica a expressar uma linguagem que engloba a sua identidade. Verificamos isso através das etapas da representação gráfica. Com a abordagem deste tema pretendemos inculcar que por simples que seja o rabisco, que para os adultos não adquire significado nem valor, mas cada criança utiliza - o como forma de se expressar. Este adquire significado e sentido para a criança, sendo o seu reflexo de identidade e emoção e a forma como vê o mundo. Para proceder a essa análise delineamos os seguintes objetivos: identificar quais os elementos que as crianças representam como forma de expressar a sua identidade; perceber como as Artes Visuais promovem o desenvolvimento infantil e compreender qual é o papel do Educador de Infância, como mediador nas Artes Visuais. Assim sendo, esta investigação é de cariz qualitativo, tendo por base entrevistas dirigidas a Educadores de Infância e posterior análise desses dados recolhidos de modo a estabelecer assim uma comparação entre o estudo e a visão dos educadores. Em suma, concluímos que o trabalho efetuado pelos Educadores aquando proporcionam atividades de Artes Visuais contribui para desenvolvimento de diversas competências nas crianças. Estas conseguem representar a sua identidade de diversas formas, dando sentido ao que rabiscaram. Palavras-chaves: Identidade; Artes Visuais; Representação Gráfica; Jardim-de-Infância.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectArtes Visuaispt_PT
dc.titleA identidade da criança através da representação gráfica. As artes visuais como área facilitadora no processo de aprendizagem infantilpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202745872pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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