Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2996
Title: A identidade da criança através da representação gráfica. As artes visuais como área facilitadora no processo de aprendizagem infantil
Authors: Pinto, Ana Aurora Martins
Orientador: Oliveira, Mónica
Keywords: Educação de infância
Artes Visuais
Issue Date: 19-Jul-2021
Abstract: O presente relatório de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escola e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. A presente temática encontra se sob orientação da Doutora Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira. Desta forma, pretendemos perceber qual é a identidade da criança através da representação gráfica, e como as Artes Visuais podem ser facilitadoras no processo de aprendizagem das crianças. Sendo a identidade um processo construtivo ao longo da vida, esta é completada por diversas características distintas, o que faz que cada criança expresse a sua identidade no seu ritmo e de forma diversificada. Cabe a cada profissional, neste caso aos Educadores, proporcionar diversas atividades, que conduzem ao desenvolvimento da criança e à sua perceção do mundo, sendo de extrema importância as Artes Visuais como facilitadoras do Ensino Aprendizagem. A existência de uma atividade de Artes Visuais, por mais simples que seja, que pode ir desde um simples desenho, a criança está através da representação gráfica a expressar uma linguagem que engloba a sua identidade. Verificamos isso através das etapas da representação gráfica. Com a abordagem deste tema pretendemos inculcar que por simples que seja o rabisco, que para os adultos não adquire significado nem valor, mas cada criança utiliza - o como forma de se expressar. Este adquire significado e sentido para a criança, sendo o seu reflexo de identidade e emoção e a forma como vê o mundo. Para proceder a essa análise delineamos os seguintes objetivos: identificar quais os elementos que as crianças representam como forma de expressar a sua identidade; perceber como as Artes Visuais promovem o desenvolvimento infantil e compreender qual é o papel do Educador de Infância, como mediador nas Artes Visuais. Assim sendo, esta investigação é de cariz qualitativo, tendo por base entrevistas dirigidas a Educadores de Infância e posterior análise desses dados recolhidos de modo a estabelecer assim uma comparação entre o estudo e a visão dos educadores. Em suma, concluímos que o trabalho efetuado pelos Educadores aquando proporcionam atividades de Artes Visuais contribui para desenvolvimento de diversas competências nas crianças. Estas conseguem representar a sua identidade de diversas formas, dando sentido ao que rabiscaram. Palavras-chaves: Identidade; Artes Visuais; Representação Gráfica; Jardim-de-Infância.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2996
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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