Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3000
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Gonçalves Azevedo da-
dc.date.accessioned2021-07-23T15:46:35Z-
dc.date.available2021-07-23T15:46:35Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.date.submitted2021-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3000-
dc.description.abstractA temática da inclusão, de um modo geral e independentemente do contexto a que está associada é, indubitavelmente, um dos maiores desafios recorrentes na sociedade atual. Quando se aborda este conceito, no que se refere à Educação, entende-se que é urgente combater a diversidade, incluindo todas as crianças no ensino regular. Para que tal se concretize, é necessário que o sistema educativo seja capaz de responder às necessidades de todos e de cada um dos alunos, tornando-se uma escola de todos e para todos. Neste sentido, a conceção do presente relatório tem como principal finalidade de investigação perceber de que modo o Profissional de Educação pode promover uma Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB). Assim, este estudo debruça-se sob os seguintes parâmetros, dos quais compete aos investigadores: Compreender o processo de Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico; Perceber de que forma os docentes têm conhecimentos relativos aos Suportes Legislativos de Apoio à Educação Inclusiva; Questionar a adaptação dos conteúdos pedagógicos às necessidades da criança/aluno e; Identificar características específicas em crianças/alunos que possam requerer medidas diferenciadas. De forma a responder às questões acima referidas, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados tais como inquéritos por questionário, através dos quais foi suscetível obter uma vasta amostra de respostas por parte de docentes das duas valências sob as quais incide este relatório. Para além disso, realizaram-se duas entrevistas, a primeira a uma docente de EPE e outra a uma docente de 1ºCEB. Não obstante, recolheram-se ainda outras evidências tais como planificações, reflexões e registo de incidentes críticos realizados pela estagiária ao longo da sua Prática de Ensino Supervisionada, durante os dois anos de mestrado. Relativamente aos dados obtidos através das recolhas realizadas, através dos inquéritos e das entrevistas, será possível constatar se os docentes referem aplicar, uma educação inclusiva; que recorrem a estratégias pedagógicas diferenciadoras; e ainda, através das planificações e dos registos realizados, confirmar-se-á o modo como esta educação inclusiva foi possível de ser colocada em prática pela aluna-estagiária. Palavras-chave: Inclusão; Escola Inclusiva; Diversidade; Suportes Legislativospt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola Inclusivapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.titleA escola inclusiva e a intervenção dos profissionais de educaçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202746445pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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