Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3003
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dc.contributor.authorCunha, Ana Rita Moreira da-
dc.date.accessioned2021-07-27T13:55:21Z-
dc.date.available2021-07-27T13:55:21Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3003-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Neste sentido, esta investigação designa-se “O Poder Decisório e Participativo dos Pais na Escola: um estudo de caso”. Assim, este estudo decorreu numa instituição de 1º CEB, de cariz particular, situada no distrito do Porto. Este teve como questão de partida base percecionar a importância do poder decisório dos pais na escola. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa, onde se recorreu à análise documental, à entrevista e ao inquérito por questionário. Desta maneira, intervieram diversos sujeitos participativos, sendo eles: o presidente da CONFAP, a diretora da instituição, a professora cooperante e o Representante de Pais da turma onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB. Neste sentido, foi possível concluir que, grande parte dos Encarregados de Educação [EE] refere possuir poder de decisão. No entanto, estes confundem o poder de decisão com o poder de participação, uma vez que, a grande maioria dos EE afirmam que a escola ouve as suas opiniões e que podem influenciar as decisões. Além disto, é possível constatar que, alguns EE referem o poder de decisão através do Representante de Pais, do contacto com a direção e professores. Dado que, esta última percentagem de EE é reduzida, foi possível verificar que, efetivamente, os pais não possuem poder de decisão na escola, mas sim espaço de participação para manifestar as suas opiniões. No que concerne aos benefícios que advêm deste tipo de participação é possível constatar que, os sujeitos participativos conseguem encontrar essas vantagens, sendo elas tanto para a Comunidade Educativa, como para os alunos. Desta forma, destacam-se a garantia dos direitos dos alunos, tanto na sua aprendizagem como na adequação do ensino e uma melhoria do envolvimento das famílias com a escola. Palavras-Chave: Relação Escola-Famílias-Comunidade; Envolvimento parental; Poder decisório dos Paispt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação Escola-Famílias-Comunidadept_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.titleO poder decisório e participativo dos pais na escola: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202747298pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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