Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3003
Título: O poder decisório e participativo dos pais na escola: um estudo de caso
Autor: Cunha, Ana Rita Moreira da
Palavras-chave: Relação Escola-Famílias-Comunidade
Envolvimento parental
Data: 26-Jul-2021
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Neste sentido, esta investigação designa-se “O Poder Decisório e Participativo dos Pais na Escola: um estudo de caso”. Assim, este estudo decorreu numa instituição de 1º CEB, de cariz particular, situada no distrito do Porto. Este teve como questão de partida base percecionar a importância do poder decisório dos pais na escola. Para isso, foi utilizada uma metodologia qualitativa, onde se recorreu à análise documental, à entrevista e ao inquérito por questionário. Desta maneira, intervieram diversos sujeitos participativos, sendo eles: o presidente da CONFAP, a diretora da instituição, a professora cooperante e o Representante de Pais da turma onde se desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB. Neste sentido, foi possível concluir que, grande parte dos Encarregados de Educação [EE] refere possuir poder de decisão. No entanto, estes confundem o poder de decisão com o poder de participação, uma vez que, a grande maioria dos EE afirmam que a escola ouve as suas opiniões e que podem influenciar as decisões. Além disto, é possível constatar que, alguns EE referem o poder de decisão através do Representante de Pais, do contacto com a direção e professores. Dado que, esta última percentagem de EE é reduzida, foi possível verificar que, efetivamente, os pais não possuem poder de decisão na escola, mas sim espaço de participação para manifestar as suas opiniões. No que concerne aos benefícios que advêm deste tipo de participação é possível constatar que, os sujeitos participativos conseguem encontrar essas vantagens, sendo elas tanto para a Comunidade Educativa, como para os alunos. Desta forma, destacam-se a garantia dos direitos dos alunos, tanto na sua aprendizagem como na adequação do ensino e uma melhoria do envolvimento das famílias com a escola. Palavras-Chave: Relação Escola-Famílias-Comunidade; Envolvimento parental; Poder decisório dos Pais
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3003
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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