Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3004
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dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorSantos, Helena Carina Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-07-27T14:13:02Z-
dc.date.available2021-07-27T14:13:02Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3004-
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, integrada no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo realizou-se com um grupo de vinte e quatro crianças com 4 anos de idade e a respetiva educadora, de um jardim-de-infância do distrito do Porto. Enquadrouse numa abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, sendo a questão de partida orientadora da investigação: De que forma o método de Maria Montessori está presente na organização do ambiente educativo, ao nível do espaço e dos materiais no jardim de infância? Decorrente desta pergunta foram definidos objetivos e mobilizadas técnicas e instrumentos de recolha de dados: a observação participante, a análise documental, as notas de campo, o portefólio reflexivo e a entrevista à educadora cooperante. Assim sendo, foi possível concluir, que na instituição onde decorreu a pesquisa, a educadora cooperante sustentava algumas das suas intervenções educativas em princípios de Maria Montessori, ainda que de forma não consciente. Recorria, designadamente, a materiais e imagens, as mais reais possíveis e utilizava alguns materiais com inspiração no método Montessori na organização do ambiente educativo. Promovia atividades para trabalhar a educação do silêncio, a educação sensorial e a autonomia das crianças. Estas intervenções valorizavam a participação da criança e atribuíam-lhe centralidade no processo de ensino aprendizagem. Na linha da investigação-ação a estagiária teve uma intervenção junto do grupo de crianças sustentada em princípios do método de Montessori que passaram pela organização do ambiente educativo, utilização de materiais diversificados Montessorianos, nas atividades e situações pedagógicas que desenvolveu. Essa ação promoveu o desenvolvimento de várias áreas e domínios de desenvolvimento da criança, nomeadamente: a educação dos sentidos; a coordenação óculo-manual; a motricidade fina e grossa; a aquisição de habilidades para a vida diária; o desenvolvimento de competências de matemática e de linguagem oral e abordagem à escrita. Palavras-Chave: Método de Maria Montessori; Ambiente educativo Montessoriano; Conceção de criança; Jardim-de-infânciapt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMétodo de Maria Montessoript_PT
dc.subjectAmbiente educativo Montessorianopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.titlePráticas com inspiração em Maria Montessori no jardim de infância: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202747344pt_PT
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