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Título: Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
Autor: Quelhas, Ana Sofia Maia
Orientador: Ramalho, Rui
Palavras-chave: Matemática
Discalculia
Estratégias de ensino
Materiais manipuláveis
Data: 27-Jul-2021
Resumo: A matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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