Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3012
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dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorLourenço, Filipa Isabel Malheiro-
dc.date.accessioned2021-08-03T08:15:39Z-
dc.date.available2021-08-03T08:15:39Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.date.submitted2021-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3012-
dc.description.abstractApós uma investigação sobre a temática abordada no presente relatório acerca da importância da participação das crianças no seu processo de ensino aprendizagem, foi possível perceber que a informação e os estudos em Portugal sobre este tema e metodologias adotadas têm aumentado, mas são ainda escassos, no entanto, existem diversos estudos de outros países que sugerem metodologias diversificadas para colocar em prática a participação ativa das crianças. Este relatório aborda a participação em diferentes contextos, o de educação pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, em contexto pré-escolar, numa IPSS, numa sala de 4 anos, foi realizada uma observação aprofundada sobre a participação ativa da criança e em contexto de 1.º CEB foi realizada uma investigação, numa escola básica do ensino público, na cidade do Porto, resultou de um estudo realizado num grupo de 21 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos que permitiu concluir que, de facto, na opinião das crianças, a sua participação está um pouco aquém das expectativas, tendo o adulto ainda um papel muito decisivo nas tomadas de decisão. Esta investigação tem também como objeto de estudo a elaboração e análise de um questionário direcionado para professores de 1.º CEB e educadores de infância para compreender que conceções possuem sobre a participação das crianças e de que forma esta é ou não incentivada e que tipo de estratégias são utilizadas. Os resultados mostraram que os profissionais de educação nem sempre têm uma conceção adequada acerca da participação da criança, sendo evidente a prevalência de uma abordagem de caráter consultivo, e que existem diferenças entre educadores de infância e professores do 1.º CEB acerca do modo como concebem e efetivam a participação das crianças. Palavras-chave: Criança; Educação Pré-escolar; Ensino Básico; Participação; Processo Ensino-Aprendizagempt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.titleA participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuropt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid202750434pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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