Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3012
Título: A participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuro
Autor: Lourenço, Filipa Isabel Malheiro
Orientador: Silva, Brigite
Palavras-chave: Educação de infância
Ensino básico (1º ciclo)
Participação das crianças
Data: 28-Jul-2021
Resumo: Após uma investigação sobre a temática abordada no presente relatório acerca da importância da participação das crianças no seu processo de ensino aprendizagem, foi possível perceber que a informação e os estudos em Portugal sobre este tema e metodologias adotadas têm aumentado, mas são ainda escassos, no entanto, existem diversos estudos de outros países que sugerem metodologias diversificadas para colocar em prática a participação ativa das crianças. Este relatório aborda a participação em diferentes contextos, o de educação pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, em contexto pré-escolar, numa IPSS, numa sala de 4 anos, foi realizada uma observação aprofundada sobre a participação ativa da criança e em contexto de 1.º CEB foi realizada uma investigação, numa escola básica do ensino público, na cidade do Porto, resultou de um estudo realizado num grupo de 21 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos que permitiu concluir que, de facto, na opinião das crianças, a sua participação está um pouco aquém das expectativas, tendo o adulto ainda um papel muito decisivo nas tomadas de decisão. Esta investigação tem também como objeto de estudo a elaboração e análise de um questionário direcionado para professores de 1.º CEB e educadores de infância para compreender que conceções possuem sobre a participação das crianças e de que forma esta é ou não incentivada e que tipo de estratégias são utilizadas. Os resultados mostraram que os profissionais de educação nem sempre têm uma conceção adequada acerca da participação da criança, sendo evidente a prevalência de uma abordagem de caráter consultivo, e que existem diferenças entre educadores de infância e professores do 1.º CEB acerca do modo como concebem e efetivam a participação das crianças. Palavras-chave: Criança; Educação Pré-escolar; Ensino Básico; Participação; Processo Ensino-Aprendizagem
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3012
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO 2016142.pdf4.56 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.