Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Cristina Vieira da-
dc.contributor.authorSebastião, Isabel-
dc.date.accessioned2021-10-20T14:05:53Z-
dc.date.available2021-10-20T14:05:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, C. V. & Sebastião, I. (2019). O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores.In Actas del XV Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (pp. 2145-2156). Coruña, España. http://hdl.handle.net/2183/23486pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-9749-726-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3040-
dc.description.abstractA aprendizagem da gramática foi identificada como uma área desafiadora nomeadamente para os estudantes do Ensino Básico (Ucha, 2007). A nossa experiência como formadoras de professores, bem como diversos estudos (Costa, 2008) têm vindo a mostrar, à entrada do Ensino Superior, as lacunas que esses estudantes, futuros professores, revelam quanto ao conhecimento científico gramatical. Assumindo o modelo de Shulman (1987), é nosso objetivo problematizar, num estudo de caso coletivo, esta dimensão do conhecimento científico gramatical. Apresentamos e analisamos os resultados de um questionário a estudantes (n=205) numa unidade curricular do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica. O diagnóstico centrou-se na identificação de classes de palavras, dado ser este um conteúdo gramatical estruturante. Os resultados indicam que, embora a taxa de acerto esteja acima dos 50%, ainda há uma significativa quantidade de futuros professores que não revela conhecimento gramatical básico quer ao nível da metalinguagem, quer da capacidade de aplicar este conhecimento para consolidar outros domínios da língua. A desconstrução dos equívocos subjacentes a estas dificuldades justifica-se pela necessidade de tornar os estudantes conscientes das suas implicações quer no seu próprio processo de aprendizagem, quer enquanto futuros professores responsáveis pelo processo de ensino. Embora o conhecimento do conteúdo gramatical não seja, por si só, suficiente, é crucial no processo contínuo de construção do conhecimento profissional de um professor de línguas. Consideramos, assim, que este trabalho contribui para a discussão sobre as abordagens de aprendizagem gramatical e os modelos de ensino e formação de professores de línguas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnsino da gramáticapt_PT
dc.subjectConhecimento linguísticopt_PT
dc.subjectClasses de palavraspt_PT
dc.titleO conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professorespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage2145pt_PT
degois.publication.lastPage2156pt_PT
degois.publication.locationCoruña, Españapt_PT
degois.publication.titleXV Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapt_PT
degois.publication.volume15pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/23486pt_PT
dc.identifier.doihttp://hdl.handle.net/2183/23486pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O conhecimento gramatical de futuros docentes.pdf383.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.