Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3098
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCraveiro, Clara-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana-
dc.contributor.authorMedeiros, Paula-
dc.contributor.authorSilva, Brigite-
dc.date.accessioned2022-03-23T12:42:51Z-
dc.date.available2022-03-23T12:42:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCraveiro, C., Pinheiro, A., Medeiros, P. & Silva, B. (2021). Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique. Revista Lusófona de Educação, 54, 113-118. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle54.07pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3098-
dc.description.abstractO artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infância - Província do Niassa (Moçambique)pt_PT
dc.subjectPrática pedagógica -- planificação -- estratégiaspt_PT
dc.titleRetratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambiquept_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage113pt_PT
degois.publication.lastPage118pt_PT
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume54pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8175pt_PT
dc.identifier.doidoi: 10.24140/issn.1645-7250.rle54.07pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8175-Texto do artigo-23608-1-10-20220322 (1).pdf270.4 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.