Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica-
dc.contributor.authorCosta, Inês Alves-
dc.date.accessioned2022-03-31T14:50:30Z-
dc.date.available2022-03-31T14:50:30Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3100-
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema central A Expressão Plástica Como Meio de Compreensão da Criança, cujo o objetivo principal se destina a compreender a importância que a Expressão Artística tem como um meio potencializador para que as crianças exteriorizem os seus gostos, preferências, sentimentos e emoções. Aliado a isto, elaborou-se uma questão de partida de forma a explorar a temática anteriormente proferida, designando-se: “De que forma é possível conhecer a criança através das suas produções plásticas?” Na presente investigação foi elaborado uma metodologia qualitativa, sendo a mesma acompanhada de diferentes técnicas de recolhas de dados como a observação participante e os inquéritos por questionário. Importa referir que o universo a estudar foi de pequena dimensão, realizando-se um conjunto de 8 atividades implementadas num grupo de 3 anos com 24 crianças. No que respeita às atividades dinamizadas com o grupo alvo, importa referir que foi realizado uma observação e escuta ativa por parte do investigador. Realizou-se ainda 3 inquéritos por questionário às educadoras do pré escolar de forma a compreender a sua perspetiva no que diz respeito ao tema em estudo. Em suma, foi possível apurar perante toda a parte investigativa que a Expressão Plástica é uma mais valia para conhecer as crianças, podendo as mesmas dar-se a conhecer aos adultos como também ao próprio grupo envolvente. Além de toda esta descoberta, a própria criança consegue explorar uma diversidade de conhecimentos que lhe trarão uma melhor percetividade do que ela própria é, bem como dos próprios colegas da sala. Palavra-Chave: Arte; Autoconhecimento; Crianças; Expressão Plástica; Identidadept_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectExpressão Plásticapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectAutoconhecimentopt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.titleA expressão plástica como meio de compreensão da criançapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202979997pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FinalInêsCosta2017052.pdf13.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.