Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3100
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Mónica | - |
dc.contributor.author | Costa, Inês Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T14:50:30Z | - |
dc.date.available | 2022-03-31T14:50:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3100 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como tema central A Expressão Plástica Como Meio de Compreensão da Criança, cujo o objetivo principal se destina a compreender a importância que a Expressão Artística tem como um meio potencializador para que as crianças exteriorizem os seus gostos, preferências, sentimentos e emoções. Aliado a isto, elaborou-se uma questão de partida de forma a explorar a temática anteriormente proferida, designando-se: “De que forma é possível conhecer a criança através das suas produções plásticas?” Na presente investigação foi elaborado uma metodologia qualitativa, sendo a mesma acompanhada de diferentes técnicas de recolhas de dados como a observação participante e os inquéritos por questionário. Importa referir que o universo a estudar foi de pequena dimensão, realizando-se um conjunto de 8 atividades implementadas num grupo de 3 anos com 24 crianças. No que respeita às atividades dinamizadas com o grupo alvo, importa referir que foi realizado uma observação e escuta ativa por parte do investigador. Realizou-se ainda 3 inquéritos por questionário às educadoras do pré escolar de forma a compreender a sua perspetiva no que diz respeito ao tema em estudo. Em suma, foi possível apurar perante toda a parte investigativa que a Expressão Plástica é uma mais valia para conhecer as crianças, podendo as mesmas dar-se a conhecer aos adultos como também ao próprio grupo envolvente. Além de toda esta descoberta, a própria criança consegue explorar uma diversidade de conhecimentos que lhe trarão uma melhor percetividade do que ela própria é, bem como dos próprios colegas da sala. Palavra-Chave: Arte; Autoconhecimento; Crianças; Expressão Plástica; Identidade | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Expressão Plástica | pt_PT |
dc.subject | Educação artística | pt_PT |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.title | A expressão plástica como meio de compreensão da criança | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202979997 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FinalInêsCosta2017052.pdf | 13.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.