Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2022-06-05T20:07:18Z-
dc.date.available2022-06-05T20:07:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationQuinta e Costa, M. & Gonçalves, D. (2022). Estratégias/metodologias adotadas no ensino das Ciências Naturais: o ensinado, o aprendido e o aplicado. In Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21), (pp. 362-367). Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3108-
dc.description.abstractOs desafios que atualmente se colocam aos professores convocam-nos a desempenhar tarefas que reclamam uma formação global que englobe uma vertente científica, pedagógica, de formação pessoal, investigativa e de inovação. Com estes pressupostos, no âmbito de um Mestrado de Habilitação para a Docência em 2.º Ciclo do Ensino Básico, numa unidade curricular de Metodologias do Ensino das Ciências Naturais, devidamente articulada com a Prática de Ensino Supervisionada, foi nossa pretensão favorecer o aprofundamento de competências de investigação sobre o exercício profissional, com promoção de uma atitude crítica e alicerçado numa postura reflexiva no contexto de estágio e nas estratégias/metodologias adotadas no ensino das Ciências Naturais. Esta proposta fundamentou-se na reflexão, problematização e investigação da ação educativa, com a co responsabilidade de duas docentes de áreas de formação distintas, estimulando a articulação de saberes. Centrar-nos-emos na apresentação e interpretação da análise documental (reflexões individuais e planificações) relativamente às diferenças entre o ensinado, o aprendido e o aplicado pelas estudantes. Compreendemos dois níveis de resultados de aprendizagem: na construção teórica e experiencial da formação do professor e na planificação e execução em contexto de prática profissionalizante, fazendo-nos refletir sobre as realidades que podem constituir uma limitação que contribuam também para o desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão de professorespt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectProfessor reflexivopt_PT
dc.subjectEstágio profissionalpt_PT
dc.subjectEnsino das ciências naturaispt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Básico (2º ciclo)pt_PT
dc.titleEstratégias/metodologias adotadas no ensino das Ciências Naturais: o ensinado, o aprendido e o aplicadopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage362pt_PT
degois.publication.lastPage367pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titleLivro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES.21)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdfpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48528/yhzq-cp97pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
estrategias.pdf3.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.