Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3129
Título: Ensino à Distância: Respostas Organizacionais, das Instituições de Ensino Superior, para os Alunos Surdos
Autor: Sousa, Ana Luísa Araújo
Orientador: Afonso, Carlos Manuel Peixoto
Palavras-chave: Surdez
Ensino superior
Ensino à distância
Data: 2021
Resumo: A presente investigação visa entender quais as respostas organizacionais, por parte das instituições de ensino superior, para os alunos surdos, percebendo, ao mesmo tempo, as suas dificuldades, particularmente no ensino superior, uma realidade tão atual devido à situação pandémica que assola os nossos dias. Teve-se em conta que a surdez é caraterizada como ausência, total ou parcial, de audição, e pode ser adquirida ou inata, sendo que as suas causas podem ser múltiplas. Esta condição afeta milhares de pessoas em todo o mundo, que apresentam dificuldades de comunicação, acesso à informação e, naturalmente, dificuldades de interação com o mundo que as circunda. Numa perspetiva metodológica, e tendo em consideração os objetivos da investigação, recorreu-se à entrevista enquanto técnica de recolha de informações, sendo que foram entrevistadas três pessoas surdas, estudantes do ensino superior, em faculdades públicas. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo das suas respostas. Os resultados indicam que apesar dos entrevistados sentirem dificuldades, tanto nas aulas à distância como nas aulas presenciais, demonstram, na generalidade, estar satisfeitos com as respostas que são providenciadas pelas suas instituições de ensino superior.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3129
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SEM - AnaSousa.pdf838.9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.