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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3132
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lima, Mariely | - |
dc.contributor.author | Ramos, Delfim Botelho Macário | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T15:41:07Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T15:41:07Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3132 | - |
dc.description.abstract | Comunicar é a arte de bem gerir mensagens, recebidas e enviadas nos processos de relação que vivemos uns com os outros, mas com frequência, todos nós somos confrontados com barreiras à comunicação. Este estudo visa contribuir para o conhecimento científico sobre o impacto do uso de um Sistema Alternativo de Comunicação (SAC) na competência comunicativa de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Especificamente, neste estudo, pretende-se construir um sistema alternativo de comunicação de baixa tecnologia e avaliar o impacto da sua implementação nas funções e formas comunicativas expressas por uma criança com PEA a frequentar o 8º ano no ensino público, em contexto escolar, bem como durante as sessões de natação adaptada e hipoterapia. Sendo o R. o centro de todo o processo de investigação, este trabalho inclui como participantes o professor de EMRC, o professor de Natação Adaptada e a professora de Hipoterapia. A recolha de dados foi feita através de entrevistas e pelo inquérito por questionário “Avaliação das Competências Comunicativas”. Por fim, da análise dos dados e discussão de resultados emergiu a compreensão da necessidade de dotar o R. com um SAC de baixa tecnologia para uma maior e melhor perceção da comunicação. Não obstante, não foi possível atingir o objetivo central deste estudo, o qual, era avaliar o impacto acima descrito. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sistema Alternativo de Comunicação (SAC) | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) | pt_PT |
dc.title | Análise da competência comunicativa em sala de aula, hipoterapia e natação adaptada de uma criança com PEA antes e depois da implementação de um SAC: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
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