Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3132
Title: Análise da competência comunicativa em sala de aula, hipoterapia e natação adaptada de uma criança com PEA antes e depois da implementação de um SAC: um estudo de caso
Authors: Ramos, Delfim Botelho Macário
Orientador: Lima, Mariely
Keywords: Sistema Alternativo de Comunicação (SAC)
Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
Issue Date: 2021
Abstract: Comunicar é a arte de bem gerir mensagens, recebidas e enviadas nos processos de relação que vivemos uns com os outros, mas com frequência, todos nós somos confrontados com barreiras à comunicação. Este estudo visa contribuir para o conhecimento científico sobre o impacto do uso de um Sistema Alternativo de Comunicação (SAC) na competência comunicativa de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Especificamente, neste estudo, pretende-se construir um sistema alternativo de comunicação de baixa tecnologia e avaliar o impacto da sua implementação nas funções e formas comunicativas expressas por uma criança com PEA a frequentar o 8º ano no ensino público, em contexto escolar, bem como durante as sessões de natação adaptada e hipoterapia. Sendo o R. o centro de todo o processo de investigação, este trabalho inclui como participantes o professor de EMRC, o professor de Natação Adaptada e a professora de Hipoterapia. A recolha de dados foi feita através de entrevistas e pelo inquérito por questionário “Avaliação das Competências Comunicativas”. Por fim, da análise dos dados e discussão de resultados emergiu a compreensão da necessidade de dotar o R. com um SAC de baixa tecnologia para uma maior e melhor perceção da comunicação. Não obstante, não foi possível atingir o objetivo central deste estudo, o qual, era avaliar o impacto acima descrito.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3132
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEM_DelfimRamos_2020090.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.