Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3144
Título: Uma peça no puzzle da comunicação de uma escola: Uma proposta de perfil comunicacional, no âmbito das lideranças, para supervisores da educação pré-escolar
Autor: Monteiro, Ana Cristina Ribeiro dos Santos
Orientador: Craveiro, Clara
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Escola reflexiva
Perfil Comunicacional
Data: 2021
Resumo: Na emergente necessidade de uma escola reflexiva, o papel da supervisão pedagógica é fundamental. O supervisor deve reunir um conjunto de competências que o ajudem a desempenhar a sua função no caminho da reflexão, desenvolvimento e inovação de si, dos docentes e dos alunos. A comunicação está presente em todos os níveis e hierarquias de uma escola. É uma das competências específicas que o supervisor deve aperfeiçoar e manter em todo o momento do desempenho da sua função. Dado que cada grupo, dentro de uma escola tem a sua própria identidade, este perfil dará resposta a um grupo específico, único e particular, desta investigação surgirá um perfil comunicacional, para uma liderança intermédia, de docentes de pré-escolar. Conceitos como supervisão pedagógica e comunicação interpessoal serão o foco desta investigação. Utilizaremos uma abordagem qualitativa e interpretativa da realidade em análise, para assim apresentar os resultados desta realidade concreta. Este projeto de investigação tem como finalidade contribuir para a melhoria e desenvolvimento junto de uma equipa pedagógica e consequentemente, da escola.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3144
Aparece nas colecções:PG Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ProjInv_PG.pdf580.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.