Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouveia, João-
dc.contributor.authorFaria, Vânia Cristina Machado-
dc.date.accessioned2022-06-23T09:52:08Z-
dc.date.available2022-06-23T09:52:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3150-
dc.description.abstractA temática da Liderança, na qual está inserido o papel do Coordenador Pedagógico de uma instituição, tem suscitado muito interesse e existem várias perspetivas sobre este conceito, nomeadamente na área da educação. Neste projeto de investigação, será analisado o desempenho de uma líder em concreto, tendo como referências as respostas fornecidas pelas suas colaboradoras num inquérito por questionário. Assim, o principal enfoque deste trabalho é a liderança, nomeadamente no âmbito da observação, da reflecção e da ação de uma Supervisora Pedagógica. Assim, esta investigação é baseada em quatros grandes temáticas: modelos de supervisão pedagógica; liderança; motivação; bem-estar. Para este efeito, utilizou-se como opção metodológica, uma pesquisa de natureza quantitativa. A pesquisa quantitativa evidencia uma amostra de 6 colaboradores de uma instituição, de caráter privado, com a finalidade de perceber de que forma o papel de um líder influencia a motivação de uma equipa. Deste modo, para a recolha de dados utilizou-se um inquérito por questionário, que se encontrava organizado em sete grandes dimensões: objetivos; estruturação; liderança; aprendizagem contínua; informação e comunicação; desenvolvimento de competências; bem-estar. Desta forma, com este instrumento pretende-se perceber quais os pontos fortes e os pontos fracos de uma Supervisora Pedagógica, identificando, também, estratégias de atuação perante as informações recolhidas. PALAVRAS-CHAVE: Liderança Intermédia, Líder, Supervisão Pedagógica, Motivação, Observação, Reflexão e Açãopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.titleLiderança: observar, refletir e agirpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:PG Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG SP_Liderança_observar, refletir e agir_Vânia Faria_2010122.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.