Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3155
Título: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
Autor: Faria, Rui Patrício Gomes
Orientador: Gomes, Ana Paula
Palavras-chave: Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Data: 2022
Resumo: Atualmente a incidência, nas escolas, da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é muito elevada e nem sempre a escola e os professores têm formação/conhecimento suficiente sobre esta perturbação para dar resposta às necessidades educativas que vão existindo nas suas escolas. Com este estudo pretendemos saber os conhecimentos que os professores têm sobre esta perturbação e que estratégias utilizam para ajudar os seus alunos nas suas aprendizagens. Para tal utilizamos a entrevista semiestruturada para recolha de dados. Foram entrevistados 5 professores do 1.º ciclo residentes em Portugal, que têm, ou já tiveram, alunos com PHDA. Os dados recolhidos mostram que os comportamentos identificados correspondem maioritariamente aos indicados na literatura, ou seja, a falta de concentração, a hiperatividade e a impulsividade. Conclui-se, portanto, que as estratégias utilizadas pelos professores entrevistados são muito similares e têm um objetivo imediato que é o combate à falta de concentração e à hiperatividade de forma a minimizar o impacto do PHDA nas aprendizagens dos seus alunos
Descrição: Pós-Graduação em Educação Especial: Inclusão Desenvolvimento e Aprendizagens
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3155
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_Investigação_Rui_Faria.pdf557.51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.