Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3169
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
dc.contributor.author | Martins, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T11:47:22Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T11:47:22Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Nogueira, I.C. & Martins, P. (2021). Diferenciação pedagógica em Matemática - perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1.º ciclo do ensino básico. In C. Leite & P. Fernandes (Coord). III Seminário Internacional Currículo, avaliação, formação e tecnologias digitais em educação (CAFTe), (pp. 611-622). CIIE. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EbookIIICAFTE2021_vf.pdf | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3169 | - |
dc.description.abstract | Uma escola que pretenda dar resposta aos desafios que lhe são colocados necessita de se assumir como uma escola inclusiva e de equidade, promovendo o sucesso escolar de todos os seus alunos. (Cohen & Fradique, 2018). Com a autonomia de que atualmente usufruem a nível curricular e pedagógico (Cosme, 2018), escola e professores são decisores na definição e concretização de práticas que favoreçam a diferenciação pedagógica, medida universal de suporte à aprendizagem e à inclusão. O presente contributo, focado em conceções e práticas de diferenciação pedagógica em Matemática, decorre de um estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de um mestrado de habilitação para a docência no 1º Ciclo do Ensino Básico ministrado por uma instituição de ensino superior do Porto. Com a sua realização, pretendeu-se identificar formas, potencialidades e constrangimentos decorrentes da sua aplicação, bem como caracterizar estratégias de diferenciação pedagógica que são utilizadas em sala de aula e seus principais destinatários. Com uma natureza essencialmente qualitativa (Flick, 2015) e com a colaboração de docentes, futuras docentes e alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, este estudo incluiu a sua auscultação por aplicação de inquéritos por questionário, a professores e futuros professores, e constituição de grupos focais, com alunos de 1º CEB, desejando-se com esta opção aportar visões complementares sobre a temática em foco. Como principais conclusões refiram-se uma razoável concordância nos resultados obtidos dos diferentes grupos de participantes, essencialmente ao nível 612 concetual e de práticas implementadas, e a deteção de necessidade de uma maior capacitação destes profissionais de educação que lhes permita uma ação pedagógica verdadeiramente ajustada a cada aluno para a promoção das aprendizagens de todos. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia diferenciada | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Diferenciação pedagógica em Matemática - perceção e práticas por alunos, docentes e futuras docentes do 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 611 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 622 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto | pt_PT |
degois.publication.title | III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) | pt_PT |
degois.publication.volume | III Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EbookIIICAFTE2021_vf.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DiferenciacaoPedagogicaEmMatematica.pdf | 378.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.